CRF-MT destaca a importância das doações de sangue e do papel do farmacêutico nos Hemocentros durante as festas de fim de ano
Com a aproximação das festas de fim de ano, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) reforça a importância das doações de sangue para garantir estoques adequados nos hemocentros. O período festivo, marcado pelo aumento de viagens e de acidentes, costuma elevar a demanda por transfusões, enquanto as doações caem significativamente.
A presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis, destaca não apenas a necessidade de doações, mas também o papel essencial dos farmacêuticos nesse processo:
“Além de incentivar a população a doar sangue, precisamos valorizar o trabalho dos farmacêuticos que atuam nos hemocentros, garantindo a qualidade, a segurança e o manejo adequado das bolsas de sangue. Eles são fundamentais na triagem, conservação e distribuição, assegurando que cada doação seja utilizada da melhor forma para salvar vidas.”
A Dra. Gian Carla Zanela, farmacêutica e diretora do MT Hemocentro, faz um apelo à população sobre a necessidade urgente de doações durante este período. “Neste período de festas, as doações caem drasticamente, e a demanda aumenta. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, pois o estoque de sangue precisa ser mantido para atender às emergências e aos pacientes em tratamento. Os tipos sanguíneos RH negativos são os mais raros, e o tipo O negativo é o doador universal. Por isso, cada doação conta e faz toda a diferença na vida de muitas pessoas.”
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro – clique aqui para acessar. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.