CRF-MT cria Comissão de Fitoterapia
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
A última reunião plenária, ocorrida segunda-feira (14/09), aprovou a criação e composição da Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT). Integram a Comissão os doutores Elizângela Vicuna Couto da Silva Cintra, Isanete Geraldini Costa Bieski e Ruberlei Godinho de Oliveira.
Caso algum outro farmacêutico tenha interesse em fazer parte da Comissão de Fitoterapia, basta enviar um e-mail para o CRF-MT com nome completo e um breve histórico da sua atuação profissional relacionada à fitoterapia, para que o Conselho possa submeter à análise da Comissão para a possível incorporação.
Com a criação da Comissão de Fitoterapia, o CRF-MT passa a contar com 9 comissões assessoras. São elas a Comissão de Saúde Pública; Comissão de Farmácia Hospitalar e Oncológica; Comissão de Educação Farmacêutica; Comissão de Farmácia com Manipulação; Comissão de Logística Farmacêutica e Indústria; Comissão de Farmácia; Comissão de Legislação e Atos Regulatórios; Comissão de Análises Clínicas; e Comissão de Fitoterapia.
A função da Comissão de Fitoterapia é a mesma das outras comissões: assessorar o Conselho Regional de Farmácia no desafio de levantar as problemáticas relacionadas a cada área, propor ações e elaborar projetos para o desenvolvimento da fitoterapia em Mato Grosso.
“Tudo aquilo que diz respeito à atuação do farmacêutico em fitoterapia que for de interesse da categoria e do interesse da sociedade a comissão assessora tem o papel de auxiliar o Conselho nessas análises, envolvendo a emissão de pareceres sobre o assunto, elaboração de projetos, e representação do Conselho quando a Diretoria entender necessária em áreas específicas. Todas as comissões assessoras necessitam que os farmacêuticos integrantes tenham conhecimento na área específica justamente para poderem contribuir no avanço das ações do Conselho nas áreas de cada uma das comissões”, explica o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães.