CRF-MT convoca os farmacêuticos e estudantes de farmácia de Mato Grosso para participarem da Reunião Plenária (21.07) para tratar sobre o Piso Estadual do Farmacêutico
Agora é a hora de lutarmos para termos um piso salarial para toda a categoria. No dia 21 de julho, a partir das 18h30, no Auditório do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), haverá uma Reunião Plenária para tratar sobre o tema: Projeto de Lei (PL) nº 583/22 que institui o Piso Salarial do Farmacêutico em Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual (PT), Valdir Barranco.
O evento é destinado para os profissionais e estudantes de Farmácia. Para participar o interessado deve fazer a inscrição por meio deste link: https://bit.ly/3NT3QXA, onde terá certificado emitido com duas horas de participação.
Para o presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler, a mobilização dos farmacêuticos e estudantes é essencial neste momento, porque faz parte do processo de luta da categoria há muitos anos. “Temos o direito de ter um salário digno e uma valorização merecida para os nossos profissionais. Devemos reconhecer o trabalho primoroso dos farmacêuticos principalmente neste momento em que as outras categorias estão sendo reconhecidas”.
Köhler convoca a categoria para estar presente no dia 21 de julho, para ouvir a proposta do deputado estadual, Valdir Barranco e depois cobrar dos outros parlamentares que aprovem essa lei em Mato Grosso.
“O exercício de uma atividade de tamanho nível de complexidade como a dos farmacêuticos, que atuam em farmácias, laboratórios, hospitais, indústrias de medicamentos e vacinas e tantos outros pontos de atenção à saúde, não é compatível com a insegurança financeira ou mesmo excesso de trabalho. É justo estabelecer uma remuneração mensal mínima aos farmacêuticos”, declara o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João.
“Neste sentido, esclareço que estamos na luta permanente pelo piso salarial nacional, que tramita na Câmara Federal, e enalteço o deputado Valdir Barranco pela sintonia e pela sensibilidade em propor um piso salarial estadual para os farmacêuticos de Mato Grosso”, destaca o presidente parabenizando também ao CRF-MT pela iniciativa de levar o deputado ao conselho para conversar com os farmacêuticos sobre a proposta de uma remuneração mínima digna à categoria.
O Dr. Luís Köhler, participou esta semana em Brasília da mobilização pelo Piso Nacional do Farmacêutico. Porém, o Projeto de Lei (PL) nº 1559/2021 passa por vistas pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e deve ser votado somente na próxima quarta-feira.
“Enquanto esses projetos não são aprovados, precisamos também de 1 milhão de assinaturas, por isso contamos com todos os farmacêuticos de Mato Grosso para assinar essa petição por meio do link: http://valorizeofarmaceutico.cff.org.br/pisoja/”.
O evento conta com a participação dos representantes das entidades, Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso (Sinfar/MT).
Temos as presenças confirmadas do deputado estadual (PT), Valdir Barranco, do presidente do SINFAR-MT, Wille Márcio Nascimento Calazans, do conselheiro federal suplente – MT (Mandato: 2023/2026), Wagner Martins Coelho, da primeira secretária da SBFFC Regional MT, Elizangela Vicuna, do presidente da FENAFAR, Ronald Ferreira dos Santos (de forma virtual) e do secretário técnico da SBRAFH Regional MT, José Lucas Aguiar Silva.
Köhler também destacou a importância de ter todas essas entidades lutando pelo piso salarial da categoria. “É preciso reconhecer o esforço de todas entidades, pois nesta fase que nos encontramos temos que obter a luta de todos pela causa”, afirmou.
Confira o PL