CRF-MT comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) parabeniza todas as mulheres cientistas, em especial às profissionais farmacêuticas, pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência nesta sexta-feira (11.02).
Dos 5.412 profissionais inscritos no CRF-MT, 3.834 são mulheres. Elas são protagonistas da ciência do cuidado e se destacam no atendimento à população, com profissionalismo, dedicação e conhecimento científico.
A secretaria geral do CRF-MT, Dra. Isanete Bieski destaca que é por meio da ciência que podemos gerar muitos produtos oriundos do conhecimento para a promoção do desenvolvimento do nosso país e assim mudar nossa realidade. A ciência é capaz de transformar uma sociedade e apontar soluções e é por meio da diversidade que ela se fortalece. “Incentivar mulheres a fazer ciência é importante para quebrar o estereótipo da mulher somente cuidadora do lar, ainda arraigado na cultura brasileira. As mulheres são capazes de muito mais, podem ser cientistas sem deixar de ocupar os vários outros papeis na sociedade como esposas ou mães, por exemplo”.
Conforme levantamento feito pelo Open Box da Ciência, as mulheres representam 40,3% dos cientistas que declararam, até o ano passado (2021), ter doutorado na Plataforma Lattes, base de dados sobre estudantes e pesquisadores do país mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Como surgiu essa data
A data foi definida em 2015 durante Assembleia Geral promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um marco para a defesa da igualdade de gênero no meio científico. O intuito é prestigiar figuras femininas que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da área, bem como encorajar as várias mulheres farmacêuticas seguirem carreira nos campos da ciência da saúde, tecnologia para contribuir com as mais de 130 áreas de atuação do farmacêutico em nossa sociedade.