CRF-MT abre procedimentos administrativos para apurar prática de avisar sobre fiscalização!
Informar sobre Fiscalização é ilegal! Esse é o alerta dado pelo CRF-MT aos Farmacêuticos e Empresários de Mato Grosso.
Cada vez mais temos observado um crescimento na prática de avisar, principalmente em grupos de redes sociais, sobre a presença de Fiscais do CRF-MT em determinada cidade ou região.
Tal prática, apesar de aparentemente ser uma vantagem para alguns, apenas evidencia a cultura de algumas pessoas do país que sempre buscam um “jeitinho” para as coisas e buscam sempre enganar os órgãos de fiscalização.
Avisar sobre a presença do Fiscal na Cidade presta um desserviço à sociedade e à categoria farmacêutica.
Recentemente o CRF-MT recebeu denúncia de forma oficial sobre situações como essa, ocorrida em uma Cidade do interior de Mato Grosso, onde inclusive foram identificadas ofensas e até mesmo ameaças de forma velada ao agente de fiscalização.
Diante disso, foram instaurados procedimentos administrativos para apuração e análise dos fatos. Os Farmacêuticos envolvidos podem vir a responder Processos Disciplinares Éticos.
A Diretoria do Conselho lamenta que tais fatos persistam e lembra que em momento algum a fiscalização deve ser vista como algo ruim e sim ser recebida de bom grado, pois ao exercer a fiscalização, além de proteger a sociedade, o Conselho Regional VALORIZA o bom Farmacêutico e o Estabelecimento regular.
Os Diretores lembram ainda, que o discurso de que o CRF “escraviza” os profissionais não procede, pois os números apresentados pela equipe de fiscais ao Plenário do Conselho demonstram que o foco é na ilegalidade e na irregularidade, não sendo tão somente ver se o profissional está presente ou ausente. Em relação às necessidade de eventuais e pontuais ausências, existem as previsões e procedimentos descritos na Resolução CFF nº 577/13.