Conselhos de Farmácia realizam Semana do Farmacêutico
Fonte: CFF
Nota do CRF-MT: Em Mato Grosso a Semana do Farmacêutico será comemorada com a Farmafest 2014, promovida pelo CRF-MT.
Farmacêuticos de alguns estados do país estão realizando atendimentos gratuitos à população em espaços públicos e locais de grande circulação de pessoas, entre os serviços prestados estão: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e, principalmente, atendimento clínico e orientação ao paciente. O evento é intitulado “Farmacêutico na Praça” e faz parte da Semana do Farmacêutico, de 21 a 27 de setembro. A iniciativa dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia tem o objetivo divulgar o trabalho do farmacêutico – que teve sua importância reconhecida e ampliada a partir da publicação da Lei nº 13.021/14 – e, também, comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro.
“Queremos que a população das capitais que aderiram à programação venha cuidar de sua saúde e se informar melhor sobre o que o farmacêutico e essa nova farmácia podem, a partir de agora, fazer por ela”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João. A Lei estabelece um novo conceito de farmácia para o Brasil, determinando que estes estabelecimentos passem a ser, não mais meros estabelecimentos comerciais, mas unidades prestadoras de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação individual e coletiva.
As farmácias e drogarias devem, com seus serviços, atuar na proteção e na recuperação da saúde, além de promover o acesso ao medicamento e ao seu uso racional. Isso sem contar a introdução de novos serviços e produtos, como a oferta de vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.
Com todas essas mudanças, os farmacêuticos também tiveram sua atuação ampliada, passando a atuar no acompanhamento farmacoterapêutico e na orientação aos pacientes sobre benefícios e riscos inerentes ao uso dos medicamentos, bem como a maneira adequada de utilizá-los e conservá-los. Eles também se tornaram agentes notificadores de reações adversas como as intoxicações.
Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, o importante, durante a Semana do Farmacêutico, é que cada Conselho Regional e cada farmacêutico voluntário leve ao cidadão informações sobre os serviços que, de alguma forma, possam melhorar a saúde da população. “São serviços oferecidos pelo farmacêutico que antes não eram frequentes nas farmácias e drogarias, mas que, agora, fazem parte do rol de atividades que os estabelecimentos estão autorizados a realizar”, assinala Walter Jorge João, reiterando que são serviços importantes, especialmente no combate à automedicação.
AUTOMEDICAÇÃO – Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, apontam 30.249 casos de intoxicação medicamentosa no país em 2011. Destes, 30% tiveram como vítimas crianças com idade até 5 anos. No ano anterior foram 27.710. “Atuando na orientação ao paciente, o farmacêutico pode contribuir para evitar grande parte desses casos. A orientação quanto ao uso correto de medicamentos é apenas um dos serviços que o farmacêutico pode oferecer em favor da saúde da população”, completa Walter Jorge João.