Cientistas ligam proteína do cérebro, vírus da zika e microcefalia
Um novo estudo liderado por cientistas britânicos revela que o vírus da zika sequestra uma proteína humana chamada Musashi1 (MSI1) para permitir que ele se replique nas células tronco neurais, matando-as. De acordo com o artigo, publicado ontem na revista Science, quase todas as proteínas MSI1 nos embriões humanos em desenvolvimento são produzidas nas células tronco neurais, que têm o papel de formar o cérebro do bebê. Isso poderia explicar por que as células dessa estrutura em desenvolvimento são tão vulneráveis à zika.
O estudo foi financiado pela organização internacional de pesquisa Wellcome Trust e liderado por cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido), com participação de pesquisadores das universidades britânicas de Leeds e de Newcastle e da Universidade Radboud (Holanda). Segundo os autores, a associação entre a zika e a microcefalia já estava estabelecida.
“Mas este é o primeiro estudo a mostrar uma ligação clara entre uma proteína específica, o vírus da zika e a microcefalia”, disse o diretor de Infecção e Imunobiologia do Wellcome Trust, Mike Turner.
“Essa descoberta realmente ajuda a explicar porque as célulastronco neurais são tão vulneráveis à infecção por zika. Espero que seja o primeiro passo para determinar como podemos deter essa interação e a doença. Também será interessante investigar se essa proteína está envolvida com outros vírus, como o da rubéola”, diz ele.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Autor: Fábio de Castro