Ciclo de palestras foi destaque neste final de semana no CRF-MT
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Etapa de educação continuada teve como tema as atribuições clínicas e os cuidados farmacêuticos no tratamento da asma.
O CRF-MT cumpriu, no último final de semana, mais uma etapa de seu programa de educação continuada, com a realização do ciclo de palestras sobre “as atribuições clínicas e os cuidados farmacêuticos no tratamento da asma”, que reuniu acadêmicos e profissionais. O evento teve como palestrantes a assessora técnica do CFF e mestre em Ciências da Saúde, Josélia Frade, o professor de Fisiopatologia da UNIC e Diretor Tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony Jesus e Silva e o conselheiro regional Iberê Ferreira da Silva Júnior, que foram bastante elogiados pelos participantes e também pelo presidente do Conselho Regional.
Josélia Frade abriu e encerrou o evento. Na sexta-feira à noite ela ministrou uma palestra sobre o tema “Por que o Conselho Federal de Farmácia regulamentou as atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica no Brasil”, e no sábado ela conduziu uma brilhante aula prática sobre os dispositivos inalatórios, trazendo para o evento uma bolsa lotada de material, que passou de mão em mão entre os participantes da oficina.
A palestra do professor Ednaldo foi sobre “Fisiopatologia da Asma”, e o conselheiro Iberê abordou sobre “Fármacos no controle da asma”.
“Tivemos aqui brilhantes palestras e brilhantes aulas com a Dra. Josélia, o Dr. Ednaldo e o Dr. Iberê, e o encerramento do Ciclo de Palestras em pleno sábado às 6h da tarde manteve os participantes antenados, absorvendo os conhecimentos transmitidos pela Professora Josélia. Isso foi muito gratificante”, declarou Alexandre Henrique Magalhães no encerramento do evento. O presidente do CRF-MT destacou que um dos objetivos constantes do Conselho tem sido em preparar o profissional farmacêutico para cuidarem melhor da saúde da sociedade. “Tivemos há poucos dias o simpósio nacional cujo tema foi o trabalho farmacêutico para cuidar bem das pessoas, e o CRF-MT está contribuindo nisso. Estamos lutando para atualizar os farmacêuticos”, disse ele.
Um dos profissionais que frequentaram o Ciclo de Palestras foi o Conselheiro Regional Antonio Casarin. “Tudo o que envolve a parte de farmacologia para mim é muito importante. A gente precisa estar sempre relembrando e atualizando os conhecimentos, porque depois que entramos no mercado começamos a trabalhar e algumas coisas começam a ser esquecidas se não tomarmos os devidos cuidados. Temos que aproveitar essas oportunidades para relembrarmos o que aprendemos e também para nos mantermos atualizados no setor”, disse ele.
Antonio Casarian revela que é farmacêutico profissional há 15 anos, mas antes disso ele já trabalhava no setor.
“Achei as palestras super importantes para os farmacêuticos, e quem participou pôde sem dúvida agregar mais conhecimento na área farmacológica. Tevemos uma palestra muito importante sobre a atuação clínica do farmacêutico, que é uma nova realidade profissional hoje. Por isso é importante que todos os profissionais do ramo busquem novos conhecimentos. Na realidade a gente já fazia parte dessa realidade, mas cada um estava trabalhando de forma individual, dentro do seu estabelecimento. Acho que precisamos aprimorar nossos conhecimentos para sermos reconhecidos profissionalmente também neste setor”, considerou o conselheiro.
Outra participante do evento que elogiou a iniciativa do CRF-MT foi a farmacêutica e auditora laboratorial Ísis Cristina Rahal. “Primeiramente eu só tenho a agradecer o Conselho Regional de Farmácia. Essas atualizações profissionais são sempre muito importantes, principalmente na área farmacológica, que está sendo bastante abordado atualmente. Tem contribuído muito sobretudo nessa parte de protocolos, que a gente trabalha em parte, e onde as comissões se reúnem e acabam delegando em relação a esses protocolos.
Segundo Ísis, a prescrição farmacêutica é um vasto campo profissional que deve ser ocupado pelos farmacêuticos. “Os profissionais deveriam olhar para a prescrição farmacêutica com maior atenção, porque as perspectivas são boas”, disse ela, complementando que o CRF-MT faz fazendo bem a sua parte. “O Conselho Regional de Farmácia vem facilitando bastante o nosso desempenho profissional através da realização de eventos como este. Acho que o CRF-MT deve continuar nessa estrada, realizando palestras e chamando os profissionais, porque os interessados irão aproveitar sempre”.