CFF lança folder de orientação de bombinha de pó seco unidose
Pacientes com asma precisam usar corretamente as bombinhas para ter o efeito desejado. No caso do medicamento na forma de pó contidos em cápsulas para inalação, por exemplo, existem vários modelos no mercado de inaladores, para os quais são necessárias técnicas diferentes. Dentro da série de materiais informativos sobre esses dispositivos inalatórios, o Conselho Federal de Farmácia lançou mais um folder explicativo. Cada informativo busca trazer a orientação específica para o tipo do aparelho.
O novo informativo ensina a manusear diferentes inaladores de pó seco que envolvem a perfuração da cápsula. É o que detalha a farmacêutica Josélia Frade, assessora da presidência do CFF. “A posição do botão pode ser lateral ou na frente e alguns inaladores. Outros, não têm botão e é preciso apertar pra baixo o bocal do aparelho para ele furar a cápsula. Tem muitos pacientes, que no momento de usar, ficam com o dedo no botão e com isso a cápsula não fura, não gira dentro do aparelho e o pó não é liberado. Então a pessoa acaba inalando ar ao invés do medicamento.”
Josélia Frade destaca que um dos principais erros cometidos pelos pacientes é colocar a capsula no aparelho e, quando vai haver a perfuração, ficar com o dedo no botão. “A recomendação é o paciente, após furar a cápsula, tire o dedo do botão e coloque-o na base do aparelho. A etapa da inalação é fundamental, o paciente deverá puxar o ar pela boca o mais forte e rápido possível. Quando o paciente está usando uma força de inspiração correta ele vai escutar um som do turbilhamento da cápsula se movimentando dentro do aparelho”, detalha.
Acesse o material sobre inaladores de pó seco unidose. Todos os folders sobre o uso dos dispositivos inalatórios podem ser acessados no site do Conselho Federal de Farmácia no link de publicações.