CFF e FIP lançam iniciativa para conferir mais visibilidade às farmacêuticas cientistas
Nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, International Day of WomenGirls in Science. O International Day of WomenGirls in Science foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 2015 para fomentar a igualdade de direitos e de valorização entre homens e mulheres na ciência.
Em alusão à data, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) adere à iniciativa FIP-WISE, da Federação Internacional de Farmacêuticos, a FIP. O conselho e a fundação se aliam às centenas de instituições de todo o mundo, que aproveitam esse dia para promover ações com o objetivo de ampliar a visibilidade do papel das mulheres na ciência e tecnologia.
As mulheres representam 67,5% da categoria farmacêutica, conforme dados levantados pelo CFF em sua pesquisa Perfil do Farmacêutico no Brasil. Mas não foram verificados, na pesquisa, o número de farmacêuticos e farmacêuticas dedicados aos estudos científicos. A pesquisa, porém, dá pistas sobre as desigualdades entre os gêneros na profissão. Elas são maioria, mas são eles que ganham os melhores salários. Na faixa salarial superior a R$ 5.001,00, o porcentual de homens (22%) é duas vezes maior que o de mulheres (10,6%).
Como membro da FIP, o CFF disponibiliza aos farmacêuticos e farmacêuticas de todo o país, o material preparado pela federação (clique aqui). A FIP está utilizando a sigla WISE ( Women in Pharmaceutical ScienceEducation – Mulheres na Ciência Farmacêutica e Educação). A tradução livre do card da campanha é “Apoie igualdade nas ciências farmacêuticas e educação”. Um twibbon foi criado para demonstrar o apoio à iniciativa – acesse aqui.
Fonte: Comunicação do CFF