Cartilhas orientam acesso e uso de medicamentos
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Para o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, o lançamento das cartilhas foi um trabalho muito bem realizado pela Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica de Mato Grosso, que tem as farmacêuticas Lucí Emília de Oliveira na presidência e Kelli Nakata na vice-presidência .
Clique para baixar o arquivo
Graças a uma iniciativa da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica de Mato Grosso, o acesso e o uso de medicamentos do Sistema Único de Saúde ficou mais fácil. Duas cartilhas, lançadas pela Secretaria de Saúde do Estado e apresentadas ao Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) na última terça-feira, durante a Plenária da entidade, trazem todas as orientações necessárias sobre a obtenção e o uso desses produtos.
As cartilhas orientam não só a população e os profissionais da área, mas também os órgãos do poder judiciário como um todo, sobre o funcionamento do sistema de acesso aos medicamentos. Um dos manuais é desatinado aos usuários do Sistema Único de Saúde, e o outro, aos gestores e profissionais da Saúde, bem como membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Estado.
Através da cartilha, os usuários do SUS podem esclarecer as dúvidas quanto ao acesso aos medicamentos e se orientar sobre políticas e práticas seguras de utilização desses produtos em geral. Uma das finalidades da criação desse material, segundo a Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica de Mato Grosso, é contribuir com a garantia do acesso universal e igualitário das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação de saúde, e, consequentemente, ajudar o Brasil a oferecer um Sistema de Saúde de melhor qualidade.
Uma das cartilhas foi elaborada em forma de perguntas e respostas e retrata o modo como se organiza a assistência farmacêutica de Mato Grosso, buscando abordar e diversificar as questões ligadas ao acesso e ao uso racional dos medicamentos.
Para o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, o lançamento das cartilhas foi um trabalho muito bem realizado pela Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica de Mato Grosso, que tem as farmacêuticas Lucí Emília de Oliveira na presidência e Kelli Nakata na vice-presidência. “Temos acompanhado o fenômeno da medicalização e os mecanismos da judicialização dos medicamentos. Mas existem os meios de acesso aos medicamentos e aos programas, e essas cartilhas trazem todas as orientações necessárias. É um trabalho muito bonito e muito importante, de conscientização sobre o uso de medicamentos e também sobre o acesso a eles”, disse Alexandre Magalhães.
Clique aqui para acessar o Manual sobre Medicamentos: Acesso e Uso (Entidades Governamentais).