Anvisa divulga nova Nota Técnica com orientações às farmácias
A Anvisa publicou a Nota Técnica (NT) 6/2021, que dispõe sobre as orientações destinadas às farmácias enquanto durar a pandemia de Covid-19. Ela substitui a NT 96/2020.
De acordo com o documento, as farmácias e drogarias são estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia e, por isso, é fundamental que cumpram medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminação da covid-19.
O objetivo é minimizar o risco de exposição ao novo coronavírus para as equipes que atuam nesses estabelecimentos e reduzir os riscos aos clientes, a partir da adoção de princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social. As principais alterações da NT 6/2021 estão relacionadas à execução dos testes rápidos para a investigação da infecção causada pelo Sars-CoV-2.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca que os testes rápidos para COVID-19 em farmácias são importantes, mas outros fatores devem ser considerados para o diagnóstico. O farmacêutico pode avaliar os sintomas do paciente e ainda encaminhá-lo ao médico para solicitação de exames complementares, como radiografia do pulmão. Por isso, é importante que todo resultado seja cuidadosamente analisado, mesmo que seja negativo”.
Iberê ressalta que este tipo de teste serve apenas para identificar quem já teve contato com o Coronavírus e qual anticorpo foi produzido.
É importante observar que as farmácias e drogarias são estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia, devido à comercialização de produtos para saúde e à prestação de serviços de saúde à população. Assim sendo, é fundamental que cumpram as orientações desta nova NT e de outros regulamentos e documentos relacionados ao enfrentamento da disseminação da Covid-19.
Confira a íntegra da Nota Técnica 6/2021.