Ação do CRF reduz o número de empresas irregulares e ilegais, e assistência farmacêutica efetiva em Mato Grosso supera os 70%
“O CRF-MT vem alcançando resultados satisfatórios em seu empenho pela assistência farmacêutica para a população e o fortalecimento da classe farmacêutica”. Foi o que disse, na tarde desta segunda-feira, 17/09, o presidente do CRF-MT, Alexandre Magalhães, destacando que a Fiscalização do Conselho registrou em agosto um índice acima de 70% de efetiva assistência farmacêutica em Mato Grosso.
“Temos observado uma redução no número de empresas ilegais e irregulares. Estamos, portanto, conseguindo obter resultados, porque o que importa não são números, e sim o resultado que esses números demonstram”, explica o Presidente, complementando que o CRF-MT vem conseguindo visualizar, com estes dados, que a Fiscalização está alcançando resultados positivos, diminuindo irregularidades e reduzindo também a ilegalidade. “Outro ponto a ser destacado é que o CRF-MT vem conseguindo, com isso, manter uma solidez no trabalho, permitindo que a gente consiga avançar com a implantação da fiscalização eletrônica móvel. Este novo dispositivo dará uma maior agilidade para todos, inclusive com a emissão de certidão de regularidade online, que facilitará ainda mais a vida dos farmacêuticos e empresários”, concluiu.
Dados da Coordenadoria de Fiscalização do CRF-MT revelam que no mês de agosto foram realizadas 1132 inspeções em 39 cidades, sendo lavrados 89 Autos de Infração. Para o vice-presidente do Conselho, Luis Fernando Köhler, isso mostra que as fiscalizações estão sendo prioritariamente orientativas, e não punitivas, pois somente 7,9% das inspeções resultaram em Auto de Infração.
Outro dado importante apontado pelo Vice Presidente é que desses 89 Autos de Infração lavrados, 66% foram para empresas que estavam funcionamento sem registro ou sem profissional farmacêuticos. “Portanto, além de ser uma fiscalização com caráter orientativo o foco principal tem sido as empresas irregulares e ilegais”, assinala Köhler.
“Aproximadamente 1/3 das inspeções realizadas foram no período noturno, finais de semana e feriados
No período, foram ainda, apuradas 21 denúncias que resultaram em diversos encaminhamento às Vigilâncias Sanitárias, Ministério Público e outros órgãos”, completou o vice-presidente do CRF-MT.
Foi constatado 74% de presença dos profissionais farmacêuticos durante as inspeções. Segundo Köhler, isso mostra que o CRF-MT tem cumprido seu papel de valorizar o profissional farmacêutico visando a defesa da sociedade.
Os dados da Fiscalização referentes ao mês de agosto foram apresentados durante a Reunião Plenária do CRF-MT, na semana passada. Na véspera da Plenária também aconteceu uma reunião com a equipe de Fiscalização para discutir sobre a implantação da Fiscalização Eletrônica Móvel e outros assuntos pertinentes ao setor, voltados para a melhoria da assistência farmacêutica.