Histórias de superação, otimismo e emoção foram destaques na última Plenária do ano
A XII Reunião Plenária do CRF-MT em 2018, ocorrida ontem (11/12), foi uma das mais emocionantes dos últimos tempos, com despedidas de final de ano e histórias de superação. A Reunião, que contou com a participação do Conselheiro Federal, Dr. José Ricardo Amadio, teve entrega de certificados aos conselheiros regionais em fim de mandato, e também foi marcada por mensagens especiais do Presidente do Regional, Alexandre Henrique Magalhães, e do Diretor-Tesoureiro, Ednaldo Anthony, endereçadas aos conselheiros, diretores e funcionários do CRF.
“Não posso deixar este momento passar em branco”, disse Alexandre Magalhães, lembrando que 2018 foi um ano de muitos desafios, mas destacando, por outro lado, que os obstáculos ajudam a crescer. “Cada pancada que levamos nos fortalece. A gente deita a cabeça no travesseiro com aquela vontade de querer fazer mais, porém com a consciência de que fizemos tudo o que era possível, e que não faltou esforço para nada”. Alexandre Magalhães agradeceu a cada um dos conselheiros que deixaram o plenário, e estendeu os agradecimentos a todos.
“Ao longo do ano tivemos que tomar medidas duras para conseguir atravessar as águas turbulentas, e se Deus quiser agora conseguiremos navegar em mares mais tranquilos. Obrigado a todos vocês que nos deram o suporte necessário. Deus quis que estivéssemos no Conselho nesta fase de transição do nosso País, e se estamos cuidando da profissão farmacêutica no Estado neste momento de profundas mudanças no Brasil é porque Deus colocou isso para a gente. Se estamos aqui é porque temos condições para isso, todos os funcionários, todos os conselheiros e todos os diretores, não estamos aqui por acaso. Por isso sou grato em poder estar aqui com vocês, e por mais que hajam divergências, esta é a melhor equipe que poderia estar aqui. À equipe do CRF peço desculpas se em alguns momentos fui demasiado ríspido e se não foi tão elegante. Só tenho que agradecer a vocês e pedir que Deus continue nos abençoando e nos dando força”.
O diretor-tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony de Jesus Silva, homenageou os conselheiros em fim de mandato com estas palavras: “Quero agradecer pela oportunidade de conviver com vocês aqui, lutando e defendendo a profissão farmacêutica ao longo desses anos no Estado de Mato Grosso. Num momento em que a nossa categoria passa por uma escassez de lideranças, meus amigos, saibam que vocês são líderes, por onde andarem. Eu acredito que isso não é um adeus, e sim um até logo, pois tenho certeza que vocês têm muito a contribuir com a nossa profissão, enquanto há muitos que nem têm ideia do que se passa aqui, quando a gente senta nesta cadeira, e a categoria precisa conhecer este trabalho. É um momento de emoção e de gratidão. Que vocês sejam felizes e que Deus abençoe o caminho de cada um”.
Ednaldo desejou um feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos, e encerrou a fala destacando os desafios enfrentados na atual gestão. “Queria dizer que estamos aí para esta empreitada, superando os obstáculos e assumindo as responsabilidades legais que nos são atribuídas, e temos a consciência tranquila de que estamos no caminho certo. Toda e qualquer demagogia contra a nossa pessoa só nos fortalece. Dias atrás, conversando com meu amigo Alexandre Magalhães até pensei em desistir de tudo, mas decidi que não vou largar porque isso aqui é para os fortes, e nós somos fortes”.
Após as deliberações e encaminhamentos da última reunião do ano, foi concedida a palavra para que cada membro do plenário pudesse se expressar. E os primeiros a falar foram os ex-conselheiros, começando pela Dra.Tânia Trevisan. “Foi uma experiência ímpar”, declarou ela, complementando que todos os anos dedicados ao Regional também serviram de aprendizado. “Espero ter contribuído com alguma coisa para o crescimento da nossa profissão, e agradeço a todos, a Deus em primeiro lugar, pela oportunidade que me foi dada, e estamos à disposição”, concluiu.
Visivelmente emocionado, o ex-conselheiro Antonio Casarin fez uma retrospectiva de sua passagem pelo CRF e manifestou agradecimentos. “Obrigado a todos pela confiança”, disse ele, ressaltando que continuará à disposição enquanto primeiro suplente de conselheiro. “Graças ao apoio incondicional, inclusive dos colaboradores no Conselho, consegui cumprir a minha missão. Em todos estes anos como conselheiro regional a gente sempre buscou melhorias para a nossa profissão e a união da classe farmacêutica, e meu trabalho aqui desenvolvido foi um longo aprendizado. O Conselho é um órgão essencial em todo este processo, pois é dele que saem todas as regras para o desenvolvimento da nossa profissão. Aos colegas que permanecem eu desejo sucesso na continuidade dos trabalhos, e que toda a equipe atinja seus objetivos.Que todos aqui continuem fazendo este trabalho, tão importante para a nossa categoria, e que a nossa profissão seja cada dia mais valorizada pela sociedade, pelo nosso trabalho realizado”.
Ao final de sua fala embargada de emoção, Casarin foi abraçado pelos colegas do Plenário e pelo presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães. “A emoção manifestada pelo Dr. Casarin reflete a nossa realidade, e a categoria deveria valorizar e reconhecer, porque isso aqui é um trabalho feito com seriedade. A expressão do nosso sentimento de emoção traduz que isso aqui não é para muita gente. A coragem de sentar, colocar o nosso nome e assumir responsabilidades é para poucos”, afirmou o Presidente, destacando que o Doutor Casarin continua fazendo parte da equipe de Conselheiros Regionais.
Em sua despedida do plenário o ex-conselheiro Wendel declarou que há momentos em que temos que refletir sobre onde queremos chegar, e frisou que pretende voar igual águia para poder andar bem alto. Relatou sua história de superação após um processo de falência. “De empresário com 21 anos de empresa acabei desempregado por 9 meses, e a minha geladeira ficou igual coco: só tinha água. Mas 2018 foi um ano bom para mim. Tiveram anos piores. Deus colocou em meu coração o poder de superação, e acredito que cada um de nós tem isso. Uns passaram por enfermidade, outros por problemas financeiros, enfim. Deixo aqui o meu abraço para cada um de vocês, indiferente de religião e de oposição ou não, pois acredito que nós, seres humanos, temos que ser mais amorosos e menos críticos uns com os outros. Não tenho vaidade e nem busco status, apenas agradeço pelo que Deus me concedeu. Obrigado a todos”.
A conselheira Carla Cenira se despediu dos ex-conselheiros manifestando seu afeto por todos eles, que ela revelou que conhece de longa data, desde os tempos de faculdade. “Eles encerraram o mandato com a certeza de que fizeram um bom trabalho, produziram muitos frutos”. Uma parte da mensagem dela foi destinada ao diretor-tesoureiro, pelas palavras de desabafo: “Ednaldo, glória a Deus pelas tribulações que nós passamos, pois a palavra do Senhor Deus diz que é nos momentos de tempestade que somos fortalecidos. A tribulação produz experiência e a experiência produz fé”.
Para Carla Cenira, as dificuldades são oportunidades de crescimento proporcionadas por Deus. “Eu li uma coisa esta semana que achei muito interessante, que um avião nunca é notícia, mas quando ele cai aí ele vira notícia e todo mundo fala nele. Quem atira pedra quer, na verdade, ver a nossa queda. Porém temos um refúgio maior, que é o nosso Senhor. Então, permaneçamos firmes, fortes e perseverantes, que ainda temos muito pela frente”, concluiu ela.
O conselheiro Iberê Ferreira da Silva Júnior agradeceu aos colegas Wendel, Tânia, Casarin e Josanil pelo tempo que estiveram juntos na Plenária. “Aprendemos muitas coisas quando trabalhamos em conjunto até chegar num consenso. Estou à disposição caso venham a precisar de mim, e se eu também precisar de vocês em algum momento, irei procurá-los. Obrigado, feliz Natal e feliz Ano Novo a todos”, concluiu.