Diabetes será prioridade para os farmacêuticos no Bem Estar Global Cuiabá
Pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença integrarão o público-alvo do atendimento prestado pelos farmacêuticos durante o Bem Estar Global em Cuiabá. O tema dessa edição não foi escolhido por acaso. Novembro é o mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes, que, segundo a International Diabetes Federation (IDF), atinge 13 milhões de brasileiros. Ação de responsabilidade social em saúde da Rede Globo de televisão e Sesi, com a parceria do Conselho Federal de Farmácia, o Bem Estar Global será realizado das 7 às 12 horas da sexta-feira, dia 30 de novembro, no Parque das Águas. As ações da Tenda da Farmácia têm a correalização do CRF-MT e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC).
Conforme o inquérito Vigitel/2018, do Ministério da Saúde, Cuiabá é a terceira capital brasileira com maior índice de mulheres obesas no país (20,9%). A capital perde apenas para Manaus (24,1%) e Recife (21,1%). A obesidade é um fator de risco para o diabetes tipo 2. A coordenadora da Tenda da Farmácia no Bem Estar Global, Josélia Frade, alerta sobre a importância da prevenção, bem como do tratamento correto tanto da obesidade, quanto do diabetes. “Em 90% dos casos o diabetes é silencioso, somente apresentando sinais e sintomas quando já há comprometimento de algum órgão. Portanto é preciso estar atento aos fatores de risco, como a obesidade”, diz Josélia.
Durante a ação, será feita a medida da pressão arterial e realizados testes para dosagem de glicemia, colesterol e hemoglobina glicada capilares. Este último permite a avaliação das taxas de glicose no sangue durante um período de dois a quatro meses. Pessoas com resultados alterados serão encaminhadas às unidades de saúde da Prefeitura de Cuiabá, para diagnóstico e posterior tratamento, quando necessário. Estão previstas ainda orientações sobre o uso correto de medicamentos e plantas medicinais e a coleta de medicamentos vencidos. Quem está em tratamento deve levar receitas e medicamentos, para tirar dúvidas e organizar os horários de uso. Sobras e medicamentos vencidos serão coletadas no local.
Cuiabá é a oitava cidade a receber o Bem Estar Global este ano. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) participou de todas as edições e tem se destacado pela organização exemplar e a qualidade dos serviços prestados. O trabalho foi mostrado ao vivo na maioria das cidades. “Temos conquistado uma enorme visibilidade para a profissão participando desse projeto, mas o maior ganho é, sem dúvida, é a grande contribuição que temos dado à saúde das pessoas que passam pelo nosso atendimento”, disse o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, que não tem medido esforços para que a Farmácia esteja presente e atuante no Bem Estar Global. “É uma iniciativa que, de fato, procura transformar a saúde das pessoas atendidas, proporcionando a continuidade do atendimento, sempre que necessário.”
O presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, destaca que a expectativa da equipe do conselho é contribuir de forma positiva em mais essa oportunidade para disponibilizar o cuidado farmacêutico à população de Cuiabá e região. “Será um excelente momento para mostrarmos à sociedade o real papel do farmacêutico, que está cada vez mais inserido no processo de cuidado com a saúde”. O presidente do CRF-MT lembra que serão oferecidos vários atendimentos e conclama a população a participar da ação.
Rastreamento – O Bem Estar Global de Cuiabá ocorre em um momento especial para o CFF. O Conselho está realizando a campanha Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus – Novembro Diabetes Azul, um esforço conjunto para rastrear o risco de incidência do diabetes em todo o país. A meta é avaliar 11,6 mil brasileiros de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO de diabetes, no período de 14 a 30 de novembro. Mais de 400 farmácias parceiras participam voluntariamente do estudo, que inclui teste gratuito de glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, peso e altura, além da aplicação do teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes nos próximos dez anos. Casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica. O rastreamento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Quer saber mais sobre a campanha NOVEMBRO DIABETES AZUL?
Onde buscar atendimento – Acesse o site – www.diabetes.cff.org.br
Links dos materiais da campanha
Filme Principal – https://www.youtube.com/watch?v=EB6M_pohbzc
Filme de Apoio – Papo com a especialista – https://www.youtube.com/watch?v=Q4D6P5i5aCw
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CAMPANHA DO DIABETES E O BEM ESTAR GLOBAL:
Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Farmácia (CFF) – 61 3878-8758
Maria Isabel Lopes – 61 99335-8484
Veruska Narikawa – 61 99969-2995