Um esforço conjunto para rastrear o risco de diabetes no Brasil.
Mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo (International Diabetes Federation – IDF/2017).
Com o objetivo de contribuir para a identificação dessas pessoas e o seu encaminhamento para diagnóstico e tratamento, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) está empenhado na realização do RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018.
Junto com essa iniciativa, que tem abrangência nacional, está sendo desenvolvida uma campanha de orientação à população, intitulada “DIABETES NÃO TEM CARA. FAÇA O TESTE.” As atividades fazem parte das ações pelo Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.
A campanha será realizada de 14 a 30 de novembro/2018, com a participação de farmacêuticos de mais de 400 farmácias espalhadas pelo Brasil. A meta é abranger uma amostra de 11.750 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO. Todos os participantes farão teste de glicemia capilar e terão a circunferência abdominal, peso e altura medidos, além de serem submetidos à avaliação de risco de desenvolvimento do diabetes (Finnish Diabetes Risk Score – FINDRISC).
O CFF agradece a participação dos voluntários e disponibiliza, neste espaço, o material gráfico que será necessário aos atendimentos (Para acessar os documentos, clique nos respectivos títulos abaixo).
Instruções aos participantes – Farmacêuticos e farmácias
PROJETO – Rastreamento de casos suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Diabetes Azul 2018
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Ficha de Atendimento de Pessoas sem Diabetes
Declaração de Serviços Farmacêuticos
Fonte: Conselho Federal de Farmácia