Novembro Azul e o câncer de próstata
Está em andamento, em todo o Brasil e em outros países do mundo, a Campanha Novembro Azul. Ela é similar ao Outubro Rosa, mas o seu foco está no Câncer que mais tem matado os homens, o Câncer de Próstata. Essa Indispensável Campanha tem como objetivo Conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção, de se fazer Exames periodicamente. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) pede a colaboração de todos os profissionais farmacêuticos no sentido de conscientizar a população.
Segundo o farmacêutico Ademir Martins da Silva, presidente da 2ª Comissão de Ética do CRF-MT, os profissionais de saúde, em especial os farmacêuticos, têm papel fundamental nessa campanha, por estarem,em sua grande maioria, em contato direto com a população, podendo, portanto, orientar o público diariamente, uma vez, quanto mais cedo o diagnóstico for feito maior é a chance da cura do paciente. Ele alerta que o câncer próstata é um tipo da doença relativamente comum entre os homens após cinquenta anos, e que o tumor cresce lentamente, na maioria das vezes não produzindo sintomas na fase inicial, sendo necessário procurar um médico e fazer exames regulares como o toque retal e PSA.
“O mês de Novembro foi escolhido para conscientização sobre as doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata, que culturalmente o homem sempre impõs resistência em procurar um profissional para ser examinado, esperando aparecerem sintomas para uma tomada de atitude. Ocorre, entretanto, que o diagnóstico tardio dificulta o tratamento”, conclui o Dr. Ademir.
Esse é justamente o objetivo da campanha: informar a sociedade em geral, mas com foco no homem sobre a importância da prevenção! Não é preciso fazer todos os exames, apenas um ou dois para complementar é o suficiente para obter o diagnóstico!
SAIBA MAIS
O objetivo principal da campanha Novembro Azul é conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e de fazer o exame de câncer de próstata regularmente. Isso pode ser feito em qualquer época do ano tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde. Basta apenas que o homem procure uma unidade de saúde e comunique sua intenção de se prevenir!
Entre os homens, esse tipo de câncer fica atrás apenas do câncer de pele. De acordo com estatísticas, um a cada seis homens possui essa temível doença! É, portanto, um número alarmante, que mostra o quanto que a população masculina deve se prevenir para ter mais saúde e qualidade de vida.
Quando essa doença é descoberta em estágio avançado, a medicina, por mais avançada que esteja não consegue fazer muita coisa pelo paciente. Mas tudo pode ser evitado ou minimizado se os exames forem feitos anualmente.
Existem diversos tipos de exames que o homem pode fazer com o intuito de descobrir a doença. PSA, urina, ultrassom e biópsia além do exame de toque são as opções existentes. Ou seja, não há mais desculpas para evitar o cuidado com a própria saúde, a não ser a falta de informação sobre a existência desses exames!
Ter consciência sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata é todo mundo precisa ter! Essa doença não provoca sintomas como muitos homens imaginam! Infelizmente, ela é silenciosa e quando o homem percebe que tem alguma coisa errada com ele é quando seu estágio já está muito avançado!
Qualquer tipo de câncer quando é diagnosticado em estágio avançado é muito mais difícil de tratar e as chances de cura são reduzidas! Então, por que não se prevenir e fazer exames regularmente? Isso ajuda a descobrir essa doença na fase inicial e como consequência a chance de cura é muito maior!