Obesidade atinge cerca de 19% da população brasileira
Celebrado em 11 de Outubro, o Nacional de Prevenção da Obesidade serve de alerta para esse grave problema de saúde pública. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, 19% da população já é considerada obesa no Brasil, ou seja, uma a cada cinco pessoas está acima do peso. A farmacêutica clínica Eliete Bachany participou recentemente do projeto Bem Estar Global, realizado pela Rede Globo, em parceria com o Conselho de Farmácia, em Campo Grande (MS). O estado é o terceiro do país em número de obesos. A especialista destaca que essa a ação foi a oportunidade para orientar e alertar a população sobre a necessidade de um trabalho de prevenção desde a infância.
“Hoje nossa grande preocupação é trabalhar com a criança e com o adolescente, que tem tomado um vulto muito grande na obesidade. Se não tiver mudança dos pais em hábitos alimentares com certeza essa criança ou esse jovem irá desenvolver doenças cardiovasculares e isso irá complicar muito a saúde pública. Então hoje uma população bem atendida com orientação adequada futuramente vai se evitar os grandes gastos em relação a manter esse adulto com programas de obesidade.”
Segundo a Organização Mundial de Saúde, obesidade é a segunda principal causa de morte no mundo. Eliete ressalta o papel das Farmácias no sentido de mudar esse cenário. Muitos estabelecimentos pelo país já contam com consultórios farmacêuticos e desenvolvem o atendimento e controle da obesidade.
“É que as pessoas querem ajuda, precisam de ajuda e muitas vezes não têm recurso. Difícil chegar num atendimento de uma rede pública, passar nos postos de saúde para ter o encaminhamento com o endocrinologista, para um trabalho de redução de peso. Com certeza o farmacêutico será um grande aliado não só para a obesidade mas para controlar várias comorbidades.”
Em lembrança também ao Dia Mundial do Diabetes – doença associada à obesidade – o Conselho Federal de Farmácia promove uma campanha entre os dias 14 e 30 de novembro. Quem passar por 408 farmácias participantes da ação vai poder fazer testes gratuitos de glicemia capilar, medir circunferência abdominal e peso. Os casos suspeitos serão encaminhados para diagnóstico médico. A atividade pretende rastrear os casos de diabetes no país. Farmácias e farmacêuticos interessados em participar devem acessar formulário disponível no site www.cff.org.br e nas redes sociais do conselho: Facebook e Instagram.
Fonte: Comunicação do CFF