Veja como foi a palestra sobre a segurança do paciente, promovida pelo CRF-MT em seu programa de educação continuada
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Na ocasião também ocorreu o lançamento da regional da SBRAFH-MT
No ultimo sábado de manhã, dia 27, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) cumpriu mais uma etapa de seu programa de educação continuada, com a realização de uma palestra sobre a segurança do paciente, com a Dra. Maely Peçanha Fávero Retto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).
Na ocasião também houve o lançamento da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar regional, colocando Mato Grosso entre os 22 estados que possuem uma regional da SBRAFH. A regional de Mato Grosso tem à frente as farmacêuticas Dra. Marillin de Castro Cunha, Dra. Marielle Calazans Caramori, Dra. Jaqueline Takeda Schimitz e Dra. Daniela Barro Daniel.
Prestigiando o evento e apoiando as atividades do CRF-MT, estiveram presentes representantes de diversas entidades: o presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Dr. Jerolino Lopes Aquino; a Tesoureira da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dra. Virgínia Gonçalves; o vice-presidente do Sindicato das Farmácia de Mato Grosso (Sincofarma-MT), Dr. Hamilton Domingos Teixeira; o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sinfar-MT), Dr. Wille Márcio Nascimento Calazans; e a presidente da Comissão Permanente de Farmácia Terapêutica da Secretaria de Saúde do Estado de MAto Grosso, Dra. Luci Emília Grzybowski de Oliveira.
O presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, agradeceu a todos os participantes destacando que quem ganha com isso é a sociedade. “Em nossas atividades temos sempre destacado a importância dos cuidados com a saúde do cidadão. Esta tem sido a defesa do Conselho Regional: de que a assistência farmacêutica seja vista como um direito da sociedade, como um direito do cidadão no cuidado à sua saúde”, disse ele.
“A palestra trouxe um engrandecimento para a profissão em termos de educação continuada”, considerou, por sua vez, a farmacêutica Daniela Barros Daniel, da Sbrafh-MT. “Na área da saúde nós precisamos de atualização constante, e o farmacêutico tem que estar cada vez mais inserido nesta equipe multiprofissional”.
Para Daniela, a criação de uma regional da Sbrafh em Mato Grosso representa valorização profissional. “Ajudará a mostrar o nosso valor para os demais profissionais”, disse ela, destacando que a preocupação da entidade e dos profissionais farmacêuticos é mostrar a sua importância em relação ao paciente, como profissional do medicamento dentro da equipe. “Com uma regional, a Sbrafh terá mais gente aqui, para buscar continuamente a atualização e a valorização profissional”, concluiu.
A farmacêutica Marillin de Castro Cunha seguiu a mesma linha de raciocínio de Daniela Barros. Segundo ela, a palestra e o lançamento da Sbrafh-MT foram dois eventos que vieram enriquecer a profissão no estado. “Com a vinda da Sbrafh a gente tem o apoio nacional para a realização de palestras, cursos e outros eventos de interesse dos farmacêuticos hospitalares. A farmácia hospitalar é uma área que tem crescido muito em Mato Grosso e em todo o Brasil após a implementação da Lei 13.021, que tornou obrigatória a presença de farmacêuticos nesses estabelecimentos de saúdea”,declarou.
Conforme Marillin, a Sbrafh-MT veio para agregar, e a palestra da vice-presidente da Sbrafh foi muito boa e oportuna. “A Dra. Maely se expressou muito bem e enriqueceu os nossos conhecimentos. O farmacêutico precisa da educação continuada, principalmente aqueles da área da farmácia hospitalar, tendo em vista que a segurança do paciente é um item crítico. Como o farmacêutico trabalha numa equipe multiprofissional, ele está inserido nesse campo, e portanto a palestra acrescentou conhecimentos para a profissão farmacêutica em Mato Grosso”, completou.