Roda de Conversa aprofunda discussão sobre a qualidade do ensino dos cursos de Farmácia
Os desafios para a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais foram o tema da Roda de Conversa realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) e Conselho Federal de Farmácia na tarde desta sexta-feira (22/06). A Roda de Conversa integra a programação da Jornada Farmacêutica de Atualização Profissional, que prossegue hoje à noite amanhã até o meio dia, sob a coordenação do Dr. Ednaldo Anthony , Tesoureiro do CRF-MT e membro da Comissão de Ensino do CFF (Comensino).
Conforme Ednaldo, o evento é uma excelente oportunidade de atualização profissional com os Professores Dr. William Peres (RS) e Dr. Jairo Sotero (RN). Esta mesma avaliação foi feita pelo Coordenador do Curso de Farmácia da UFMT de Sinop, Dr. Elton Brito Ribeiro, e pela Professora Dênia Mendes de Sousa Valladão, também do Curso de Farmácia da UFMT de Sinop, que estão entre os participantes da Jornada Farmacêutica.
Nas palavras do Dr. Elton, as Diretrizes Curriculares Nacionais são um desafio, e é preciso buscar experiências para a construção dessa matriz. “O nosso papel aqui é buscar informações para que possamos continuar construindo a qualidade do nosso curso, que foi bem avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e por isso queremos manter essa estrutura, dando prosseguimento ao nosso trabalho neste sentido”, disse ele.
“A roda de conversa nos deu a oportunidade de termos uma visão mais ampla de quais são as novas diretrizes para o curso de farmácia e nos trouxe uma ideia da necessidade que temos de mudanças para que o curso de Farmácia tenha maior qualidade. Isso nos leva a buscar mais conhecimento e a nos especializar sempre mais”, arrematou a Doutora Dênia.
Modelo por Competências
Em sua fala aos participantes da Roda de Conversa, o Dr. William Peres destacou que o compromisso do Conselho Federal de Farmácia sobre o universo farmacêutico e o acompanhamento da formação é unir esforços para garantir a qualidade do exercício profissional.
William Peres e Jairo Sotero também destacaram a importância da competência pedagógica dos professores, atribuindo a eles a capacidade de transformar o conteúdo em conjunto de conhecimentos integradores para desenvolver competências.