Veja como foi a campanha pelo uso racional de medicamentos em Mato Grosso
Numa realização do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) com o apoio do Conselho Federal (CFF) e a parceria das Faculdades de Farmácia, foi realizada nesta sexta-feira (4 de maio), em Cuiabá, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis a campanha alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio. Das 8h às 12h, farmacêuticos, acadêmicos, professores e coordenadores dos cursos de Farmácia foram ao centro dessas 4 cidades para se dedicar à população naquilo que elas têm de mais preciso, que é a saúde. Foi destacado o perigo da automedicação e a importância de se procurar, sempre, a orientação profissional de um farmacêutico para a correta utilização dos medicamentos.
Na capital de Mato Grosso a campanha chamou a atenção pelo grande número de pessoas que buscaram atendimento, numa clara demonstração da carência desses serviços. Por isso, os farmacêuticos e estudantes alertaram para os riscos do uso indevido de medicamentos e orientaram o público a buscar sempre a assistência de um profissional farmacêutico. Além disso, os participantes da campanha receberam orientações sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e tiveram a oportunidade de realizar exames gratuitos como aferição da pressão arterial e testes de glicemia.
Em Sinop, a Campanha foi coordenada pelo vice-presidente do CRF-MT, Luís Fernando Köhler, e pelo Dr. Dariston Klepher Arruda Pires, farmacêutico-fiscal do Conselho. Conforme o relato do Dr. Köhler, o evento foi bastante satisfatório, pelo número expressivo de cidadãos que se interessaram pelas orientações e ações da campanha.
“Com isso a gente reforça a importância do Farmacêutico. Que todos procurem a orientação do Farmacêutico quando forem fazer uso de qualquer medicamento”, conclamou. Realizada no centro da cidade, a Campanha teve a participação de todas as Faculdades locais (Unic, Fasipe e UFMT). participaram. O Dr. Köhler agradeceu a todos os acadêmicos dos cursos de Farmácia de Sinop, bem como aos professores e coordenadores que atuaram na Campanha.
Em Rondonópolis, onde a Campanha aconteceu pela primeira vez, os alunos de todos os semestres do curso de Farmácia da Unic estiveram presentes. Na avaliação feita pela farmacêutica-fiscal do Conselho, Taís de Moura Garcia, o evento susperou as expectativas, e foi muito importante não apenas para a população em geral mas também para os acadêmicos de Farmácia, que puderam colocar em prática seus conhecimentos, enquanto a população se interessou e demonstrou que quer mais iniciativas como esta.
Conforme a Dra. Aurea Damaceno Alves, coordenadora do curso de Farmácia das Faculdades Unidades do Vale do Araguaia (Univar), em Barra do Garças a Campanha Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi um sucesso, atraindo público de toda a região, inclusive de Goiás. As atividades desenvolvidas foram aferição de pressão arterial, análise da balança da bioimpedância, índice da massa corpórea e orientações e apresentação de alimentos funcionais e probióticos.
Os acadêmicos dos cursos de farmácia, do primeiro ao último ano estiveram presentes, e a participação deles teve como foco a orientação sobre o perigo da automedicação. Os alunos também orientaram o público sobre os alimentos funcionais, destacando que em muitos casos os medicamentos podem ser substituídos por uma boa alimentação e exercício físico.
Além da Univar, também participou da campanha a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e um dos destaques foi a participação da diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Eliane Nidhi, que esteve presente apoiando os seus alunos.
Escrito por Luiz Perlato, assessor de imprensa do CRF-MT
04 05 2018