Campanha de prevenção de acidentes do trabalho tem o apoio do CRF-MT
Campanha Abril Verde será lançada oficialmente no dia 5 de abril, às 14h, na sede da PGT, em Brasília
Brasília – “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”, pede a campanha Abril Verde de 2018, que terá novamente ações integradas de todo o Ministério Público do Trabalho e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”. O lançamento oficial acontece no dia 5 de abril, às 14h, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.
Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, “a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador”, alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: “Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país”.
Números do primeiro trimestre desse ano demonstram que os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT, acessados no dia 28 de março.
Conforme o MPT/MT, o Abril Verde é o mês dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde. a segurança e a prevenção de riscos, no meio ambiente do trabalho. Sendo assim, articula-se a realização de uma série de eventos em alusão ao meio ambiente do trabalho, neste mês de abril, com vistas a colocar luz sobre as graves problemáticas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador.
O mês foi escolhido em virtude da instituição, pela Organização Internacional do Trabalho e pela lei nº 11.121/2995, do dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Outra data importante, em relação ao tema, é o dia 7 de abril, celebrado pela Organização Mundial da Saúde, desde 1948, como o Dia Mundial da Saúde.
“Mais Prevenção no Trabalho, Mais Vida! Por um Brasil sem Acidentes e Doenças no Trabalho”. Este é o objetivo buscado através do Abril Verde 2018.