CRF-MT e Vigilância Sanitária discutem sobre consultório farmacêutico, capacitações, vacinas e outros temas
Na manhã desta terça-feira (30/01) o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, teve uma reunião com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Almeida Silva Fernandes. O objetivo da reunião, que aconteceu na presidência do CRF, foi tratar sobre consultórios farmacêuticos e capacitações para agentes de fiscalização, bem como sobre vacinas.
De acordo com Alexandre Magalhães, as discussões com a coordenadora da Vigilância Sanitária foram muito interessantes. Quanto aos consultórios farmacêuticos, foi falado sobre o licenciamento dessas unidades, já que isso tem que constar na licença sanitária. “Pretendemos avançar mais em alguns aspectos, de tal maneira que a gente planeja organizar, em conjunto com a Vigilância Sanitária, uma oficina ou fórum, com representantes das vigilâncias sanitárias de todos os municípios que puderem participar e com os escritórios regionais de saúde, para se debater sobre vigilância sanitária em farmácia“, anunciou.
Ficou definido que o CRF-MT e a Vigilância Sanitária voltarão a discutir a questão da realização deste Fórum, em uma nova reunião entre as partes.
Vacinas
Sobre vacinas, o presidente do CRF-MT tranquilizou a coordenadora da Vigilância Sanitária dizendo das ações que o Conselho Federal e o Conselho Regional vêm fazendo e destacando a seriedade com que o assunto vem sendo tratado, conforme estabelece a RDC 197/2017.
“Os entendimentos que a Vigilância apresentou e os entendimentos que o Conselho têm são na mesma linha“, declarou o presidente do CRF-MT, Alexandre Magalhães, salientando que em princípio tanto a Vigilância Sanitária quanto o Conselho Regional de Farmácia têm a mesma visão sobre o assunto.
Assistência farmacêutica nos hospitais
A assistência farmacêutica hospitalar foi outro tema abordado durante a reunião, com destaque para os entendimentos da Vigilância e do Conselho sobre o assunto, bem como os entendimentos do Ministério da Saúde, da importância da assistência farmacêutica nas unidades hospitalares, que vem sendo cobrada pelo CRF. O presidente do Regional informou à Vigilância Sanitária que o Conselho intensificará ainda mais essa fiscalização e a defesa e garantia desse direito da sociedade.
Parcerias na fiscalização
Foi tratado ainda sobre a possibilidade da realização de ações conjuntas e parcerias entre a Vigilância Sanitária do Estado e o CRF-MT, chamando também as vigilâncias sanitárias dos municípios, que o Conselho e a Visa Estadual pretender ajudar para a efetivação de ações de fiscalização em todo o Estado de Mato Grosso.
Alexandre Magalhães afirmou que foi com grande satisfação que ele teve essa reunião com a Coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual. “Fiquei extremamente feliz pelo fato dela poder se fazer presente nesta conversa com o Conselho, em que a gente pôde dar os encaminhamentos favoráveis ao crescimento e à melhoria da assistência farmacêutica“, disse ele.