Nova ação do CRF-MT, Delegacia do consumidor (Decon), Visa Cuiabá e Procon no combate à propaganda abusiva de medicamentos
Nesta quarta-feira (27/09) foram realizadas inspeções em duas empresas. A fiscalização conjunta comprovou que os estabelecimentos estavam regularmente inscritos junto ao CRF-MT e com os farmacêuticos presentes na hora da operação, mas ambos foram encontrados com faixas externas de propaganda de medicamentos. Na parceria, a Visa de Cuiabá verificou os medicamentos vencidos e os medicamentos controlados, enquanto o Procon controlou a forma de pagamento e os produtos expostos ao consumidor. Os proprietários das empresas foram encaminhados à Decon para esclarecimentos.
Há mais de 2 anos o Conselho vem debatendo as propagandas irregulares de medicamentos. O CRF-MT já teve várias reuniões com as entidades representativas, já teve reuniões com o Ministério Público Estadual, com o Procon e com a Vigilância Sanitária, incluindo ainda a Delegacia do Consumidor, onde o delegado chamou o Conselho Regional para uma reunião sobre o assunto, e ali nasceu a ideia de uma operação conjunta entre o CRF-MT, Delegacia do Consumidor, Procon e Vigilância Sanitária, buscando resguardar a saúde da sociedade combatendo as propagandas irregulares de medicamentos.
Conforme destaca o CRF-MT, essas propagandas irregulares acabam induzindo a população a comprar e a utilizar medicamentos que poderiam estar sendo usados sem a real necessidade, apenas por indução das campanhas irregulares.