Presidente do CFF defende a regulamentação dos serviços de vacinação nas farmácias em entrevista ao Bom Dia Brasil
Presidente do CFF defende a regulamentação dos serviços de vacinação nas farmácias em entrevista ao Bom Dia Brasil
As farmácias têm permissão para dispor de vacinas e soros para atendimento à população, desde 2014, quando foi publicada a Lei nº 13.021, mas, na prática, apenas as clínicas de vacinação podem prestar esse serviço à população. Quase três anos depois, a lei ainda não foi regulamentada. Os conselhos federal e regionais de Farmácia defendem a imediata publicação de uma norma pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que venha corrigir essa distorção.
Nesta quinta-feira, dia 22 de junho, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, concedeu entrevista sobre o assunto ao Bom Dia Brasil. A matéria enfocou a expectativa de que, encerrada a consulta pública n° 328/17, com a qual os conselhos de Farmácia contribuíram, a agência publique uma resolução padronizando as normas sanitárias de forma a finalmente permitir a ampla participação das farmácias e dos farmacêuticos nessa importante ação de saúde pública. Sem uma norma de alcance nacional, alguns estados já definiram as suas próprias regras para a aplicação de vacinas em farmácias, entre os quais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
Para conferir a entrevista, acesse o link https://globoplay.globo.com/v/5957203/
Para conferir os argumentos dos conselhos de Farmácia na defesa da oferta dos serviços de vacinação pelas farmácias, sob a responsabilidade técnica dos farmacêuticos, acesse https://goo.gl/sFkvwZ