CRF-MT cria Portal de Transparência
Por: LUIZ PERLATO
Fonte: CRF-MT
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), que vem adotando várias inovações tecnológicas para melhorar o seu atendimento ao público e assegurar à sociedade o direito da assistência farmacêutica de qualidade, acaba de implantar também o seu Portal da Transparência.
O Portal foi idealizado para se tornar uma ferramenta de fácil acesso às informações referentes às ações de gestão do CRF-MT. O objetivo é que ele seja mais um canal de aproximação entre o Conselho e a classe farmacêutica, permitindo que o cidadão acompanhe as informações públicas pertinentes.
Conforme a Diretoria do Conselho, esta iniciativa é um importantíssimo passo da atual gestão (2014-2015), que prioriza a modernidade, a inovação, a ética e a transparência em suas ações.
O portal de transparência ainda está em fase de atualização dos dados. Mas você já pode entrar e fazer uma visita, clicando aqui.
A criação do portal coloca o CRF-MT em conformidade com a Lei nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas.
Prioridades de trabalho
Desde o início de sua gestão, a atual Diretoria tem priorizado o fortalecimento das ações do Conselho investindo na capacitação profissional e outras iniciativas. Uma das primeiras ações foi a implantação do atendimento ininterrupto ao público, ocorrida no início do ano passado.
Neste ano o Conselho também facilitou o acesso aos dados cadastrais e acompanhamento dos protocolos através do “MeuCRF”, uma ferramenta que permite consultas aos protocolos e atualização de dados pelo celular ou qualquer outro dispositivo com internet.
Muitas outras mudanças foram incorporadas ao dia a dia do CRF-MT. Uma delas foi a intensificação do programa de educação continuada e interiorização das ações do Conselho, que já beneficiou as comunidades farmacêuticas de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde, Cáceres e São José dos Quatro Marcos dentre outras localidades. Neste sentido tem sido determinante a parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que vem ajudando o CRF-MT a concretizar suas ações.
Outra grande inovação foi a adoção de uma nova modalidade de licitação. O sistema de pregão, que já é uma realidade no CRF-MT, é muito mais vantajoso para a administração pública. Para isso, no entanto, foi preciso realizar cursos de capacitação em licitação, para todos os funcionários do Conselho, e foram formados dois pregoeiros oficiais.
De acordo com as normas do Tribunal de Contas da União (TCU), hoje o CRF-MT vem investindo na realização de cursos de aprimoramento de gestão, contemplando diretores e funcionários do Conselho.
O lançamento de novas turmas de pós-graduação é outra ação de destaque na atual gestão do CRF-MT. Até o momento já são quatro turmas de pós-graduação, com perspectivas de abertura de mais turmas ainda neste ano.
O CRF-MT também tem feito parcerias com órgãos do poder público estadual e municipais, em que o Conselho cede a estrutura como auditório e salas para a realização de treinamentos dos agentes públicos. Uma dessas parcerias foi feita com a Secretaria Estadual de Saúde, por exemplo. O CRF-MT passou a integrar a Comissão Permanente de Farmácia Terapêutica de Mato Grosso.
Satisfeita com o que já foi feito até aqui, a Diretoria do Conselho destaca no entanto que ainda há muito o que fazer e sabe que é preciso melhorar e avançar em várias áreas. Algumas ações estão programadas ainda para este ano.