Mercado Aberto: Sem marca definida
Por: Maria Cristina Frias
Fonte: Folha de S.Paulo/CFF
A participação dos genéricos no mercado de medicamentos aumentou neste ano e chegou a 28,3% do total de unidades vendidas
A participação dos genéricos no mercado de medicamentos aumentou neste ano e chegou a 28,3% do total de unidades vendidas, segundo a PróGenéricos, a associação do setor.
A meta da entidade é crescer mais e chegar ao fim de 2015 com 35%, afirma a presidente Telma Salles.
A queda de renda real da população ajuda os genéricos, já que os clientes optam por uma versão mais barata no balcão da farmácia.
“Medicamento não se compra porque se gosta, mas porque é necessário. Então o usuário procura uma alternativa genérica.”
Em vendas, foi um crescimento de 12%, o que ficou aquém das expectativas da entidade, que era de 15%.
E os resultados das empresas foram afetados neste ano, ela diz. Isso porque o preço dos medicamentos é controlado e não pode ser reajustado, mas parte dos insumos é importada e sobe com o dólar.
Esse fator, aliado a uma imprevisibilidade do cenário econômico, limita novos investimentos ou ampliações de produção.