Acadêmicos foram os grandes protagonistas da Campanha de 5 de Maio
Neste 5 de maio de 2017, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Mato Grosso teve atos simultâneos em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças, com grande sucesso de público e a participação impecável de estudantes, professores e profissionais farmacêuticos. As atividades aconteceram com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar-MT), Faculdades de Farmácia e acadêmicos, que tiveram uma atuação impecável durante todo o evento, promovido com o apoio do CFF.
Um dos protagonistas foi o acadêmico Jânio Correa Leite Júnior, que estuda no Icec Cuiabá e está no terceiro semestre. Ele reside em Barão de Melgaço, no interior de Mato Grosso, a 110 Km de Cuiabá. O irmão dele também é acadêmico de Farmácia, e todos os dias eles percorrem esse longo trajeto até a Faculdade. Para poderem estudar, eles contam que precisam sair de casa diariamente às 4h da tarde e retornam de madrugada. Uma rotina que ele descreve assim:
“É cansativo. A gente faz isso com muita dificuldade. Mas trabalhamos numa farmácia familiar, e a gente se desloca por conta da necessidade de se habilitar na profissão, pois nascemos praticamente dentro de uma farmácia. Portanto é uma profissão que a gente gosta, e hoje estamos aproveitando a oportunidade de fazer este curso, que é muito bom”.
Segundo Jânio, a campanha pelo uso racional de medicamentos é muito pertinente. “O consumo de remédios pelos brasileiros é excessivo, como os analgésicos e os antibióticos, por exemplo, que a população toma indiscriminadamente através da automedicação. Por isso a conscientização que estamos fazendo é muito importante. A população precisa ser melhor esclarecida”, afirmou.
O acadêmico Matheus Henrique Botelho de Souza, que está cursando o sétimo semestre do curso de Farmácia da Unic, observa que, historicamente, a campanha do uso racional de medicamentos teve início com os próprios estudantes, no movimento estudantil. “Hoje a campanha está sendo realizada pelo CRF-MT em conjunto com as faculdades de Farmácia e diversas entidades apoiadoras, e quem ganha com isso é a população, né. Não apenas a orientação quanto ao uso consciente dos medicamentos mas também sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos. Tudo isso é muito importante e tem um grande retorno para a nós mesmos e para a população em geral”, explica ele.
Letícia Rodrigues de Carvalho Mendes, aluna do Icec, considera a campanha de 5 de maio um evento muito válido para conscientizar a população, e também enriquece a formação dos acadêmicos. “Durante a campanha a gente atua diretamente com o público e ajuda não apenas na conscientização sobre o uso correto dos medicamentos mas também no controle de açúcar no sangue e no controle da pressão arterial. É um evento muito válido para nós acadêmicos. Já fomos capacitados pelos nossos professores, mas aqui em contato com o público aprendemos sempre um pouco mais”, diz ela.
O Conselheiro Federal José Ricardo Amadio avalia que as atividades da Campanha em Mato Grosso superaram as expectativas. Por isso ele parabenizou o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Regional pela iniciativa, destacando que o sucesso do evento se deu pela parceria entre todos os envolvidos, incluindo o Sindicato dos Farmacêuticos, as Faculdades de Farmácia e principalmente os estudantes.