Ibuprofeno pode prejudicar fetos do sexo masculino
Um estudo coordenado pelo Instituto de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês) confirmou os malefícios provocados pelo ibuprofeno a fetos do sexo masculino. Os pesquisadores concluíram que esta molécula — presente em alguns anti-inflamatórios — pode provocar má formação dos sistemas genitais e reprodutivos do feto a partir do primeiro trimestre de gestação.
Além disso, o medicamento, que já era contraindicado às grávidas, pode prejudicar o coração e os rins do feto a partir do sexto mês de gravidez. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira na revista “Scientific Reports”.
Durante realização dos experimentos com ratos e camundongos de laboratório, os cientistas descobriram que o uso de ibuprofeno durante os três primeiros meses de gravidez “suprimem a produção de diferentes hormônios testiculares, incluindo a testosterona, que controla as características sexuais primárias e secundárias e a descida testicular”.
COMBINAÇÃO DE RISCO
Diretor de pesquisa do Inserm e coordenador do estudo, Bernard Jégou recomendou cautela no uso da droga:
— Tudo indica que, se houver combinação de paracetamol e/ ou aspirina e/ou ibuprofeno durante determinados períodos de gravidez, existem riscos ligados ao desenvolvimento do sistema urogenital da criança — alertou, em entrevista ao jornal francês “Le Monde”.
O ibuprofeno é comumente prescrito como analgésico que pode aliviar dores de cabeça e febre ou dor nas articulações, nas costas e nos músculos.
Fonte: O Globo