CRFs terão sistema de informação padronizado em todo o país
Os Conselhos Regionais de Farmácia de todo o Brasil terão à disposição, em breve, um único sistema de informações, chamado Farmasis. Desenvolvido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em conjunto com alguns regionais e com a participação direta do coordenador de Tecnologia da Informação do CRF-MT, Roberto Oliveira de Araújo, o projeto está em fase final de elaboração e trará muitas inovações.
De acordo com Roberto, esse projeto foi idealizado para suprir a necessidade de unificar e padronizar das informações, norteando assim os regionais. “O projeto tem como parceiros São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que têm sistemas próprios e contam com nosso auxilio e do CRF-DF. Dessa necessidade de padronização do Federal para ter um sistema único, surgiu o Farmasis. Uma das vantagens é que esse sistema será totalmente on-line e quando por exemplo o farmacêutico ou empresário for fazer um protocolo ou preencher um formulário, não precisarão mais ir até a sede do seu Conselho ou Seccional, podendo fazer isso através da internet”, explicou ele.
Ainda conforme Roberto, pelo site “http://projeto.farmasis.com.b
Online, seguro e escalável
O CFF terá os dados cadastrais dos profissionais e empresas simultaneamente ao seu lançamento em qualquer regional, e, consequentemente, a classe farmacêutica ganhará em agilidade, custo e beneficio, pois permitirá que as informações relacionadas a esses cadastros estejam disponíveis para validação de alguns serviços, como emissão de Certidão de Regularidade Técnica entre outros.
Outra vantagem significativa, além dos custos e da padronização de informações, é a garantia de suporte, manutenção e de uma atenção exclusiva e contínua para o sistema, permitindo que esse sistema seja ampliado e melhorado a cada dia, podendo agregar novos módulos após a conclusão do projeto Farmasis, como Gerenciador Eletrônico de Documentos, Gerenciador de Eventos, Formulários, entre outros.
Mato Grosso faz parte não apenas do Grupo Gestor do Desenvolvimento do Farmasis, que tem a missão de acompanhar os encaminhamentos do projeto, como também do grupo técnico que está desenvolvendo o Farmasis.
O representante do CRF-MT no Grupo Gestor é o presidente do Conselho, Alexandre Henrique Magalhães. O Grupo também é integrado pelos presidentes dos CRFs do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Alagoas.