Outubro Rosa: colha esta ideia
Quem vier ao CRF-MT nesses dias de alguma forma será lembrado da campanha de prevenção do câncer de mama. Bem na entrada do Regional há um mural onde foi montada uma enorme árvore cor de rosa, alusiva ao Outubro Rosa.
O presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, salienta a necessidade das mulheres se tocarem, literalmente, para se prevenirem do câncer. “Afinal, é uma doença séria, que acomete muitas pessoas, precisando de toda atenção, cuidado e acompanhamento. Por isso, como entidade privativa da categoria da saúde, estamos apoiando a campanha Outubro Rosa como fazemos todos os anos”, explica ele.
Cristina Wassem, do setor financeiro do Conselho, entende que a adesão à campanha é uma forma do CRF-MT demonstrar a importância da mulher e também a importância do auto-exame. “Achei uma excelente ideia”, disse ela, fazendo um comentário sobre a árvore cor de rosa que foi montada no mural do Conselho, na recepção.
A iniciativa do CRF-MT também agradou a funcionária mais antiga do Conselho. Segundo a dona Ivone Oliveira da Silva, desta forma todas as mulheres que vierem ao CRF-MT serão lembradas quanto à necessidade da realização do exame de prevenção do câncer. “O Outubro Rosa é uma campanha excelente e deve ser apoiada, porque quanto maior o esclarecimento melhor será para a população”, concluiu ela.
Para a pregoeira do CRF-MT, Ronise Botelho, a questão da prevenção é mais complicada quando envolve o Sistema Único de Saúde (SUS). “Saber da importância e da necessidade dos exames as mulheres em geral sabem, mas a dificuldade de acesso, o fato de ter que marcar consulta e ir faz com que muitas delas acabem protelando a visita ao médico. Até mesmo a gente que tem plano de saúde muitas vezes acaba negligenciando essa parte devido à correria do dia a dia. Mas o que todos devemos ter em mente é o quanto essa doença é perigosa, e se ela for detectada no início a cura existe, porém a doença só pode ser detectada no início através da realização dos exames”.
Ainda de acordo com Ronise, todos os profissionais da saúde, incluindo os farmacêuticos, podem ajudar na conscientização. Ela destaca, no entanto, que seria muito oportuno se houvessem plantões de atendimento de profissionais da saúde, pelo menos nesse período do ano, para que as mulheres que não têm condição de irem ao posto de saúde poderem fazer os devidos exames preventivos. “O fato de precisarem estar marcando os exames para daqui não sei quantos meses às vezes acaba desestimulando muitas mulheres e elas acabam não indo fazer os exames”, assinalou ela.
A servidora do Conselho Joilce da Mata assinala que toda a sociedade deveria aderir ao Outubro Rosa, porque, segundo ela, ainda há lugares em que a informação não chega, ou as pessoas não têm discernimento da importância da realização dos exames preventivos. “Esta campanha já salvou e ainda pode salvar a vida de muitas mulheres, por isso quanto mais gente ajudar na divulgação, maior será o alcance”, afirmou.
Marinalva Souza Santos, que é Servidora terceirizada do CRF-MT, reforça as palavras de Joilce dizendo que a campanha do Outubro Rosa veio reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção da doença. Ela avalia que o grau de informação ainda não é suficiente. “Nós mulheres temos que estar sempre atentas, verificando, através do toque, se tem algum carocinho estranho e correr atrás. É sempre bom se precaver, pois com o câncer não se brinca, e infelizmente ainda tem bastante gente mal informada, principalmente as pessoas que vivem afastadas da cidade, que não correm atrás, ou que quando percebem a doença já está num estágio bem avançado. Portanto eu acho que tem que haver mesmo esse tipo de campanha, e quem detém o conhecimento deve passar pra frente, porque o câncer é cabuloso”, considera.