V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose
Data: 24/08/2016
Nos exames laboratoriais das dislipidemias – níveis de lipídios e lipoproteínas no sangue- são utilizados valores de referências para verificar possíveis efeitos indesejáveis. Esses parâmetros são determinados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que elabora, por meio de um comitê de especialistas, a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.
A farmacêutica bioquímica Dra. Marileia Scartezini, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná, participa da elaboração da Diretriz. Investigar as variações do perfil lipídico no sangue, ou no plasma sanguíneo, permite o controle das dislipidemias e a diminuição da formação da aterosclerose, evitando as doenças cardiovasculares”, explica Scartezini.
Ela alerta que o documento reúne os valores de referências do perfil lipídico para adultos, que devem constar dos laudos laboratoriais, em todo o território nacional, para que se obtenha uniformidade na divulgação dos resultados e no tratamento das dislipidemias.
Confira a íntegra da V Diretriz
Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas