Entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico do CFF
Por: IMPRENSA
Fonte: CRF-MT com informações CFF e CRF-SP
O Prof. Dr. Domingos Tabajara de Oliveira Martins foi o homenageado pelo estado de Mato Grosso.
Clique para ver a galeria de imagens
Aconteceu em Brasília (DF) dia 24/01 a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico e entrega do prêmio Jayme Torres, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para homenagear Farmacêuticos de todos os estados do Brasil.
Segundo o CFF, “a Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988. A homenagem destaca Farmacêuticos e autoridades com relevantes serviços prestados à profissão. Desta vez foram agraciados dois promotores de Justiça, por sua atuação em favor da garantia, ao cidadão, de seu direito constitucional de acesso aos medicamentos.
Representando a classe Farmacêutica de Mato Grosso, o Prof. Dr. Domingos Tabajara de Oliveira Martins recebeu a mais alta honraria Farmacêutica do Brasil, indicado pelo Farmacêutico Edson Taki. “O Prof. Dr. Domingos Tabajara, foi indicado por se tratar de um educador que, ao longo de sua trajetória sempre buscou na academia destacar o profissional farmacêutico. Sua contribuição para a melhoria da Categoria é evidente quando deparamos com vários colegas com mestrado que foram orientados pelo mesmo. A sagacidade, a perseverança e o empenho de um pesquisador, são características que o tornam merecedor desta comenda”, diz Edson Taki.
Sobre a indicação, o Prof. Dr. Tabajara soube pessoalmente por Edson Taki. “O reconhecimento de uma trajetória de intenso estudo e trabalho que venho empreendendo desde os tempos do primário, passando pelo tempo de aluno do Curso de Farmácia na UFC. Considero o recebimento da Comenda muito importante, num país de pessoas que não sabem prestar reconhecimento aos verdadeiros merecedores, ao contrário, tentam destruí-los”, comentou Tabajara sobre sua indicação ao recebimento da Comenda.
“A indicação foi extremamente relevante para o nosso estado, haja vista que o Dr. Domingos Tabajara tem uma prestação de serviço na formação de cidadãos, e principalmente de Farmacêuticos no estado de Mato Grosso. Sua produção científica é exemplar; ele é uma pessoa referência no estado e no Brasil quando se fala em Farmacologia de Produtos Naturais. Acho que está em boas mãos esta Comenda do Mérito Farmacêutico”, disse o Tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony Jesus e Silva.
Em depoimento, a Secretária Geral do CRF-MT, Tania Trevisan, considera “justa e muito merecida a Comenda do Mérito Farmacêutico recebida neste ano pelo Dr. Domingos Tabajara, pois é um farmacêutico cientista dedicado à pesquisa de novos fármacos, especialmente de origem das plantas do cerrado e pantanal, e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho”.
Segundo o homenageado, a admiração pode ter sido o que influenciou a indicação de seu nome para receber a Comenda. “Talvez pelo fato de que quando fui Diretor da Faculdade de Medicina da UFMT (2001 a 2009), sendo um Farmacêutico (a primeira vez na história do Brasil), ter colocado o Curso de Medicina daqui como o melhor Curso de Graduação do país, segundo o ENADE/MEC, o que realmente foi espantoso e inesperado. Por onde eu andava, ninguém acreditava e alguns tentavam diminuir o valor desta conquista épica”.
De acordo com o Presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, “o Dr. Domingos Tabajara desenvolve um trabalho que tanto na formação de profissionais quanto na pesquisa científica só engrandece a profissão farmacêutica no estado de Mato Grosso e no Brasil todo. Então é mais do que justa a homenagem do Conselho Federal conceder essa Comenda ao Prof. Tabajara”.
Tabajara já havia anteriormente recebido os títulos de Cidadão Cuiabano e Mato-grossense pelos relevantes trabalhos prestados no campo da saúde ao município e ao estado nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração que tem desenvolvido ao longo de 30 anos em Cuiabá.
Homenageando o Prof. Dr. Domingos Tabajara, a Vice Presidente do CRF-MT, Ilza Martha de Souza considera o Prof. Tabajara “merecedor deste mérito por sua contribuição na pesquisa e na formação principalmente de professores” e diz que “seus valores são traduzido no pensamento de Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.””
O Dr. Domingos Tabajara possui Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1979), Especialização em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 1985), Mestrado em Farmacologia pela UFC (1982) e Doutorado em Ciências, Biologia Molecular, pela UNIFESP (1990). Atualmente, é Professor Titular de Farmacologia na Faculdade de Medicina da UFMT, desde 1984. Participa de um projeto de pesquisa, o qual foi o primeiro a desenvolver estudos sobre o abuso de drogas e o uso de medicamentos no estado de Mato Grosso e mantém uma linha de Farmacologia de Produtos Naturais, aonde se dedicam à pesquisa e à formação de pessoas para atuação na cadeia sustentável de plantas medicinais e fitoterápicos, tendo como fontes os biomas Cerrado e Amazônia e o mosaico Pantanal.
Confira a lista de nomes homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico:
Alex Sandro Rodrigues Baiense – Rio de Janeiro
Altamiro José dos Santos- Bahia
Benício Machado de Faria – Minas Gerais
Constância Margarida Fernandes de Sena – Acre
Domingos Tabajara de Oliveira Martins – Mato Grosso
Emanoel Jair Gonçalves de S. Carvalho – Pernambuco
Hortênsio Simões de Mattos Jr Espírito – Santo
José Damião Chaves Borba – Paraíba
José Lutgardes Nascimento Rodrigues – Amapá
Josué Schostack – Rio Grande do Sul
Lore Lamb – Paraná
Manoel dos Santos Cardoso – Roraima
Maurício Cavalcante Filizola – Ceará
Mirtes Barros Bezerra – Goiás
Nelson Drick Fagundes – Distrito Federal
Osnei Okumoto – Mato Grosso do sul
Paulo Fernando Lermen * – Rondônia
Raimundo Antônio Gomes Oliveira – Maranhão
Renato Soares Pires Melo – Tocantins
Rita Maria Camarão Chagas – Piauí
Ronald Ferreira dos Santos – Santa Catarina
Silvia Storpirtis – São Paulo
Suely Regina Aguiar Cruz* – Pará
Sylvia Maria Dantas Fonseca – Rio Grande do Norte
Tirza Peixoto Mattos – Amazonas
Valéria Cristina de Melo Lopes – Alagoas
Wellington Barros da Silva – Sergipe
*Promotores de Justiça.