Mobilização Nacional Farmacêutica
Infelizmente, o PL não foi votado neste dia, mas o Presidente do CRF-MT Alexandre Magalhães está confiante de que o PL em breve será votado e aprovado, pois segundo ele “a aprovação do texto da subemenda aglutinativa será uma vitória da sociedade brasileira”.
No último dia 14 de maio, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, composto pelo CFF, FENAFAR, FEIFAR, ABEF e ENEFAR, organizaram uma Mobilização Nacional em Brasília, buscando que o Substitutivo do Dep. Ivan valente ao PL 4385/94, atualizado pela Subemenda Aglutinativa fosse votado e aprovado.
Cerca de 40 pessoas de Mato Grosso, entre elas o Presidente do CRF-MT Alexandre Magalhães, o Presidente do SINFAR-MT Wille Calazans e o Conselheiro Regional Antonio Casarin, se juntaram aos mais de mil farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia de todo o Brasil que lotaram o Planalto Central.
As atividades se iniciaram com uma concentração em frente à Catedral de Brasília, de onde os manifestantes seguiram em caminhada até o Congresso Nacional, parando no caminho para que fosse dado um abraço ao Ministério da Saúde. Neste momento, de muita comoção, farmacêuticos e acadêmicos deram as mãos e “abraçaram” o prédio do Ministério da Saúde.
“Para mim foi um dia que marcou na minha carreira profissional e também para a Categoria Farmacêutica. Fiquei impactado com a força da união, como nós estamos acordando e despertando a importância do Profissional Farmacêutico na área da saúde e prestação de serviço para a comunidade. Eu me emocionei em ver tantos colegas lutando e não se calando com essa situação, e quando fizemos aquele circulo de mãos dadas em frente o Ministério da Saúde, fiquei maravilhado”, relata emocionado o Farmacêutico Arquimedes Gonçalves.
Após a chegada ao Congresso, as delegações se dividiram e iniciaram uma nova etapa da atividade, que foi o contato com os Deputados Federais e líderes dos partidos. Essa etapa teve como ponto alto o momento em que a categoria farmacêutica lotou as galerias do Plenário da Câmara Federal e pressionou a Mesa Diretora, pedindo que o projeto fosse colocado em votação. Vários Parlamentares, como o Dep. Ivan Valente (PSOL), Dep. Vicentinho (PT), Dep. Jandira Feghali (PCdoB), Dep. Alice Portugal (PCdoB) e Dep. Antonio Imbassahy (PSDB) se manifestaram na Tribuna do Plenário em favor do apelo feito pelos Farmacêuticos.
“Foi a maior manifestação da classe Farmacêutica até hoje, e demonstrou que a nossa classe está se unindo e ganhando força. Fizemos uma manifestação civilizada, ética, ordeira e de alto nível”, disse o Conselheiro Regional Antonio Casarin. Ele considera a participação dos acadêmicos de Farmácia um bom sinal para o futuro da profissão. “Senti que os profissionais e os estudantes estão percebendo que se não nos unirmos em prol de nossa profissão estaremos cotados ao fracasso. E o que prego sempre em todas as oportunidades que tenho é que temos que nos unir para conquistarmos espaço e respeito profissional, senão seremos sufocados pelas demais”.
Segundo a estudante de Farmácia Isanilda Bordin, “o manifesto foi pacífico, tranquilo e bem organizado. Em relação à votação, gostaríamos que fosse votado no dia 14/05, mas não foi possível. Mesmo assim, achei proveitoso, pois muitos deputados deram depoimentos a favor da nossa emenda. Achei também que faltou interesse do presidente que presidia a sessão (referindo-se ao Presidente da Câmara dos Deputados) à um assunto tão importante como este”.
Em palavra ao CRF-MT, o Presidente do SINFAR-MT Wille Calazans contou que “o grande grupo de profissionais e estudantes que estiveram na mobilização demonstrou que a força do grupo Fenafar, Sindicatos, CRF’s e CFF é grande e tem importância política, o que levou as lideranças dos partidos a apoiarem o projeto do Substitutivo do Deputado Ivan Valente e em consequência a Emenda Aglutinativa”. “Estamos na ponta do atendimento, somos essenciais para a população, fazemos o primeiro atendimento, visto que o Sistema de Saúde tem apresentado diversas falhas. Devemos estar dentro desse sistema e não à margem dele”, defende Wille em questão a participação do Farmacêutico no SUS.
Antonio Casarin também fala sobre a importância do profissional Farmacêutico na Farmácia. “Quando você vai comprar um medicamento é para restabelecer sua saúde, portanto tem que haver um diferencial e cuidados a seguir e acompanhado por um profissional qualificado, que hoje é o Farmacêutico”.
Infelizmente, o PL não foi votado neste dia por questões burocráticas e regimentais, mas para o Presidente do CRF-MT Alexandre Magalhães, isso foi apenas um adiamento, pois está confiante de que o PL em breve será votado e aprovado, pois segundo ele “a aprovação do texto da subemenda aglutinativa não será uma vitória corporativa da categoria farmacêutica. Não será uma reserva de mercado. Será sim, uma vitória da sociedade brasileira, que terá seu direito a uma atenção integral à saúde garantido”.
“Quero nessa oportunidade, parabenizar a FENAFAR que conduziu mais uma vez com brilhantismo esse movimento, ao CRF-MT que deu apoio, na pessoa do Presidente Alexandre Magalhães e agradecer aos acadêmicos das Universidades que estiveram presentes. O SINFAR-MT está nessa luta e se fará presente sempre em defesa da categoria e da sociedade”, finaliza Wille Calazans.