Minicurso Plano de Gerenciamento de Resíduos, em Barra do Garças
Por: IMPRENSA
Fonte: CRF-MT
O minicurso faz parte do Seminário Resíduos de Serviços de Saúde: um debate necessário. A palestra foi proferida pela Diretora da FENAFAR, Farm. Débora Melecchi.
No sábado, dia 17 de maio, cerca de 80 pessoas (farmacêuticos, enfermeiros, engenheiros ambientais, médicos veterinários e acadêmicos de Farmácia), participaram no Auditório da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Barra do Garças, do minicurso promovido pelo CRF-MT sobre “Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, com apoio da FENAFAR, SINFAR-MT e CFF.
Assim como a palestra de Política Nacional de Resíduos Sólidos, o minicurso foi presidido pela Farmacêutica Débora Melecchi, que parabenizou CRF-MT, o SINFAR e a AFABIMA pela iniciativa e a força de mobilização dos profissionais (farmacêuticos e demais categorias da saúde) e dos estudantes. “O número expressivo de pessoas comprova esta mobilização e o interesse no assunto. A escolha dos temas foi de extrema importância. De um lado temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos que vem instituir o regulamento de logística reversa de materiais domiciliares. Do outro temos o PGRSS, gerenciamento de resíduos de saúde que já tem previsão legal por legislações ambientais e sanitárias”, diz Débora.
O curso foi durante todo o dia de sábado e transcorreu de maneira muito agradável, com uma intensa participação e troca de experiências entre os presentes. Durante o curso foram abordados todos os aspectos relacionados aos resíduos gerados nos serviços de saúde, bem como suas classificações e quais as etapas necessárias para elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).
“O minicurso de PGRSS foi muito proveitoso, pois deu uma visibilidade do que será a política ambiental e sanitária nos próximos anos, e já preparou os profissionais que participaram do curso, quanto à confecção do PGRSS na sua área de atuação. Eu tenho tentado atuar de modo que todo gerador de resíduos de serviço de saúde, elabore seu plano, e de destinação correta aos seus resíduos. Quero parabenizar a palestrante, por seu carisma, e capacidade de passar seus conhecimentos, foi muito bom” diz Rodrigo Vargas Soares, Farmacêutico da VISA Barra do Garças.
O Presidente do CRF-MT, Alexandre Magalhães, lembrou a todos da importância elaborarmos e cumprirmos de fato o PGRSS, que ele não seja apenas uma peça documental que fique guardada na gaveta. Lembrou e criticou a falta de estrutura dada às equipes de Vigilância Sanitária, alertando que os profissionais que lá trabalham ficam de mãos atadas, sem poder, em muitos casos, fazer de fato seu papel e que esse fato triste penaliza o povo.
O Tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony disse que o CRF-MT representado pelos seus não mediram esforços para que esta ação de capacitação técnica e de recursos humanos outrora reivindicados pelos profissionais da saúde do município fosse sacramentada sucesso absoluto.