Política da assistência farmacêutica ainda pode avançar, dizem profissionais
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde pública hoje, é a automedicação.
A assistência farmacêutica no Brasil melhorou muito nos últimos 10 anos, mas ainda pode avançar e contribuir mais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esta, em síntese, foi a avaliação geral dos participantes da Oficina Estadual de Mato Grosso – PNAF 10 Anos, realizada em Cuiabá, nos dias 21 e 22 deste mês.
Queremos conhecer quais são os avanços e os desafios dessa política nos diversos estados, porque ela tem um propósito, que é sobretudo o uso racional dos medicamentos”, disse a diretora da Fenafar Eliane Simões, representando a Escola Nacional dos Farmacêuticos.
Eliane explicou que um dos objetivos da assistência farmacêutica é garantir a qualidade de vida da população, em termos de saúde. “Por isso queremos conhecer como está ocorrendo a prática farmacêutica, dando à população a condição do uso racional do medicamento, que esse medicamento possa ter um acompanhamento farmacoterapêutico, e que desse acompanhamento a gente tenha a consciência e a certeza de que a população, com a nossa presença nesses espaços de labor, possa recuperar a saúde”, disse ela.
Preocupações
Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde pública, hoje, segundo Eliane, é a automedicação, por ser uma prática bastante difundida junto à população. “Faz parte da nossa cultura buscar resolver os nossos problemas dessa maneira, é uma questão de imediatismo. A condição econômica também tem a sua influência nisso. As pessoas se automedicam, e neste processo de automedicação é que está a nossa preocupação”.
Para Eliane, os serviços de saúde precisam estar sendo oferecidos de uma forma que contemple o farmacêutico numa equipe multiprofissional de saúde, sejam eles no meio privado ou no sistema público, de forma que a população seja beneficiada com a presença desses profissionais e dos medicamentos, num trabalho articulado e integrado com todos os profissionais da saúde.