Farmafest 2014: Veja como foi a Festa dos Farmacêuticos, promovida pelo CRF-MT
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Além de receber homenagens e agradecimentos, farmacêuticos foram convidados a se unirem profissionalmente para um maior alcance de seus objetivos na sociedade.
Clique para ver a galeria de imagens
“As outras categorias que me desculpem, mas nós farmacêuticos temos a profissão mais bela do mundo”. Foi o que disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso, Alexandre Henrique Magalhães, no último sábado à noite, na abertura da Farmafest 2014, promovida pelo CRF-MT.
A 14ª edição da Farmafest, realizada no Alphaville Buffet, lotou as dependências do local. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João; do presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos; conselhos regionais de outros estados, conselheiros regionais de Mato Grosso e representantes das entidades parceiras.
Um dos destaques, como acontece anualmente, é o momento da entrega da Comenda de Mérito Farmacêutico a profissionais e personalidades que se destacaram em diversas áreas ou que contribuíram, de alguma forma, para o crescimento da categoria.
Falando em nome dos homenageados, a farmacêutica Daniela parabenizou o CRF pela linda festa e destacou que, sendo todos entusiastas da profissão, os homenageados ficaram muito felizes com a iniciativa do Conselho. “É um reconhecimento profissional, e essa honra ao mérito do nosso Conselho de classe nos faz ver que estamos no caminho certo”, declarou ela.
A Farmafest é uma oportunidade de estabelecer contatos, gerar e celebrar acordos, trocar informações e experiências úteis entre os participantes, mas também teve diversão, com jantar e música ao vivo. Conforme afirmou, na ocasião, o presidente do CRF-MT, a Farmafest e as homenagens feitas pelo Conselho são uma forma de reconhecimento e valorização profissional de uma Categoria tão importante na sociedade.
Homenagens e agradecimentos
“Nesta oportunidade estamos comemorando o Dia do Farmacêutico, que foi dia 25, e estamos homenageando onze farmacêuticos, onze pessoas que contribuíram no seu dia a dia para o engrandecimento da profissão farmacêutica não só no Estado de Mato Grosso mas no Brasil inteiro”, explicou Alexandre Magalhães, acrescentando que, de tão bela que é, a profissão de farmacêutico tem até dois dias de comemoração no ano: o dia nacional, em janeiro, e o dia internacional, em setembro.
O Presidente destacou que, ao fazer esta homenagem o CRF-MT não está homenageando apenas as pessoas, mas todos os farmacêuticos mato-grossenses e brasileiros. “Aqueles que, diariamente e com muita garra, muita luta e muito trabalho, cuidam da saúde da sociedade. “Em todos os dias, em todos os momentos de nossas vidas enquanto profissionais, a gente cuida da vida de alguém, seja nas análises clínicas seja na farmácia de manipulação, seja na manipulação de quimioterápicos, na gestão de saúde pública, na assistência farmacêutica domiciliar, enfim, em todas as 72 áreas de atuação profissional”.
Em sua fala, o presidente do CRF-MT também se referiu à Lei 13.021.”Neste ano, após 20 anos de luta, com a mobilização de toda a Categoria farmacêutica, foi aprovada a Lei que traz para a sociedade brasileira um avanço na área dos cuidados quanto ao uso dos medicamentos, que é a nossa Lei 13.021, de 2014, que transforma as farmácias em estabelecimentos de prestação de serviços para a sociedade. Isso, por mais que ainda tenhamos outras lutas pela frente, é um avanço sem igual para a sociedade brasileira, e nós, enquanto farmacêuticos, temos o dever e a responsabilidade de cuidar da vida de cada um deles”.
Alexandre agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Agradecemos aos nossos parceiros, aos nossos patrocinadores, aos nossos apoiadores e à equipe de colaboradores do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso, que são os responsáveis pela organização desta noite maravilhosa. Hoje a noite é de festa, de celebração e de homenagens. A noite é de vocês, a noite é nossa, uma boa festa para todos”.
Convite à união da Categoria
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, conclamou a todos para uma reflexão sobre o momento atual da profissão farmacêutica. “Indiscutivelmente a profissão farmacêutica vive um momento de grande movimento, um momento que podemos considerar uma verdadeira panela de pressão. A profissão farmacêutica vive um momento de ebulição, com o aumento de efervescência, em todo o país. Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda temos muitos desafios pela frente, e o que fazer para que todos nós, 200 mil farmacêuticos nesse país, possamos superar todos os desafios que nos são postos? Só há uma maneira, colegas, e essa maneira é nós sentirmos profundamente o sentimento de união da nossa Categoria”, afirmou ele.
Para Walter Jorge, os farmacêuticos constituem um verdadeiro e grande exército, que no entanto tem caminhado desunido e desalinhado, sem os objetivos definididos a alcançar, por estarem todos amedrontados. “Vivemos sempre uma mesmice, numa zona de conforto, e hoje a Categoria reconhece a necessidade de estarmos unidos, pois temos enfrentamentos com segmentos verdadeiramente poderosos, que se julgam donos do país e pensam poder comandar o governo brasileiro. Para podermos suplantar esses desafios temos que nos unir”, disse ele, frisando que a palavra união tem um poder inimaginável.
O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos complementou a fala dos colegas e destacou o valor profissional dos farmacêuticos. Juntamente com Walter Jorge, Ronald foi um dos homenageados da Farmafest 2014.
Clique em galeria para ver todas as fotos da Farmafest 2014.