Conselheiro do CRF-MT será palestrante em Simpósio de Farmácia na UFMT de Sinop
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Palestrante do Conselho Regional de Farmácia foi requisitado pela Coordenação do Curso de Farmácia da UFMT de Sinop.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) participará do I Simpósio de Farmácia da UFMT, que irá ocorrer em Sinop, nos dias 14 e 15 de outubro. O Conselho será representado pelo Conselheiro Dr. Wagner Martins Coelho, que ministrará uma palestra sobre Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), no dia 15, a partir das 18h30, na sala I – Bloco I.
O SNGPC tem por objetivo fornecer aos empresários e Farmacêuticos Responsáveis Técnicos por Drogarias e Farmácias privadas, parte de um sistema de escrituração digital que permite fornecer informações ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, sobre a prescrição, o comércio e a dispensação de Medicamentos Sujeitos ao Regime Especial de Controle da Portaria SVS n° 344/98 e de Medicamentos Antimicrobianos, de acordo com a RDC n° 20/11.
Segundo Wagner Coelho, essas informações permitem aos órgãos de Vigilância Sanitária, das três esferas de governo, de acordo com o armazenamento de dados, fomentar as políticas necessárias de controle e fiscalização sobre estes produtos, bem como sob as condições de prescrição, viabilizando condições técnicas para diminuir o risco do uso e o comércio inadequado destes medicamentos.
“O SNGPC possui, por enquanto somente o módulo para Farmácias e Drogarias privadas, os demais módulos para possibilitar um melhor controle, como na indústria, na distribuição e nos estabelecimentos públicos e Farmácias Hospitalares ainda estão sendo desenvolvidos pela ANVISA”,observa o Dr. Wagner.
Saiba Mais
O palestrante do Conselho Regional de Farmácia foi requisitado pela Coordenação do Curso de Farmácia da UFMT de Sinop, através de um convite da Profa. Dra. Gisele Facholi Bomfim.
Para o Dr. Wagner Coelho, o atendimento à solicitação é extremamente importante para que o CRF-MT consolide as parcerias com as Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso, favorecendo o contato do futuro profissional com seu Conselho de Classe e estimulando a conscientização dos valores éticos, morais e legais da profissão aos acadêmicos.
“Com certeza com a categoria mais informada, menos problemas podem ocorrer no exercício da profissão e quem será o maior beneficiado será a sociedade matogrossense”,
conclui o Conselheiro.