Termina hoje o Encontro de Farmacêuticos-fiscais, em Foz do Iguaçu-PR
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Um dos temas em pauta é o de radiofarmácia, que foi sugerido pela equipe de fiscalização de Mato Grosso.
O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, e todos os farmacêuticos-fiscais da entidade estão participando do Encontro Regional de Fiscalização 2014 Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que começou hoje (15) e irá até amanhã (16), em Foz do Iguaçu-PR.
De acordo com o presidente do CRF-MT, a expectativa em relação a este encontro é que, além de proporcionar maior integração entre os fiscais, ele possa trazer novos conhecimentos, novas padronizações de fiscalização, para que os fiscais sejam capacitados para melhor executar o seu papel. “Não só do ponto de vista de fazer cumprir a legislação, mas também de abordagem, de levar informações aos colegas, para que a fiscalização não seja apenas punitiva, e também seja uma fiscalização orientativa”, explica Alexandre Magalhães.
Os farmacêuticos-fiscais do CRF-MT são os doutores Dariston Arruda Pires, Edinamar Alves Barreto Freese, Jefferson de Oliveira, Valéria Kátia Gargiano e Cleyton Eduardo Silva.
Um dos destaques do Encontro será o debate sobre radiofarmácia, que foi sugerido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) à Comissão de Fiscalização (COFISC) do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A justificativa para o tema deve-se ao fato de que, desde 1947, quando foi iniciada a produção de radiofármacos no Brasil, praticamente todo o segmento está em mãos de outros profissionais.
Segundo dados do setor, apenas 4% do mercado é ocupado por farmacêuticos, sendo portanto uma oportunidade de ação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) para a garantia e a abertura de mercado de trabalho para o profissional farmacêutico, pois os radiofármacos são medicamentos que devem estar sob a responsabilidade de farmacêuticos.
Para o presidente do CRF-MT, é gratificante ver que as ideias que saem de Mato Grosso, que a equipe do CRF-MT propôs para o Conselho Federal, sejam acatadas e façam parte da programação de um encontro onde estarão os Conselhos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste como um todo. https://luckyjet-gameplay.com/ “Um dos temas de capacitação foi indicado por nós de Mato Grosso. Isso mostra a capacidade e o potencial da equipe que temos aqui no regional”, concluiu Alexandre Magalhães.