Fiscalização encontra irregularidades em farmácias em Cuiabá-MT
Por: Izabel Barrizon
Fonte: Gazeta Digital
Duas farmácias foram fechadas durante operação deflagrada na última segunda-feira.
Fiscais da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária e policiais da Delegacia Fazendária (Defaz) realizaram na manhã desta segunda-feira (20), na região central de Cuiabá, operação em duas drogarias contra sonegação fiscal. A operação ocorreu após denúncia do Sindicato das Farmácias de Mato Grosso (Sincofarma/MT).
As farmácias no Centro de Cuiabá, de propriedade de um único dono, estariam vendendo remédios sem receituário médico, além de não fornecer nota fiscal sobre os produtos. Uma delas não possui Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), configurando grave infração, já que não possui registro para funcionamento.
De acordo com o delegado titular da Defaz, Carlos Cunha, um cliente procurou o sindicato depois de adquirir antibióticos na farmácia, sem receita. O cliente também não recebeu nota fiscal.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram a primeira farmácia, na avenida Generoso Ponce com as portas fechadas. Na segunda unidade, na rua Joaquim Murtinho, foram encontrados medicamentos com descontos de até 90%, o que pode configurar como sonegação fiscal. A Defaz irá abrir inquérito policial para apurar as irregularidades nas farmácias.