Curso Dispensar faz sucesso entre farmacêuticos de Mato Grosso
Neste final de semana (01 e 02.09), foi realizada a primeira etapa prática do curso Dispensar, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com apoio do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), em parceria com o Instituto Arel Iuga.
A secretaria geral e tesoureira em exercício, Dra. Isanete Bieski representou a Diretoria do CRF-MT na abertura do primeiro módulo da aula prática, dando boas-vindas aos farmacêuticos e desejando um excelente curso. “Esta é uma qualificação profissional de grande relevância dado o papel do farmacêutico na dispensação. É sempre bom realizar a Educação Continuada Permanente para desempenharmos bem nossa atuação profissional e realizar uma atenção farmacêutica adequada contribuindo com a população e o mercado de trabalho”.
“A profissão farmacêutica desempenha um papel crucial na assistência à saúde, e a dispensação de medicamentos é uma das principais responsabilidades desse profissional”. Foram com essas palavras que o conselheiro federal suplente, Dr. Wagner Coelho representou a Diretoria do CFF. Ele recepcionou os farmacêuticos e, se disse muito feliz em ofertar o curso aqui em Mato Grosso, visto que é de grande importância para a categoria.
Segundo o presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler a função do farmacêutico vai muito além de simplesmente entregar medicamentos. “Hoje, esses profissionais desempenham um papel multifacetado na promoção da saúde e no cuidado ao paciente. Com a constante evolução da indústria farmacêutica, e a crescente complexidade dos tratamentos medicamentosos, a necessidade de formação contínua se torna evidente”.
A farmacêutica Érica Cosenzo, disse que o curso foi maravilhoso e aproveitou para agradecer os professores pela troca dos conhecimentos. “Eles nos mostraram que durante a dispensação, nós precisamos orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos, os possíveis efeitos colaterais e as interações medicamentosas, além de conferir a validade da receita e verificar a dosagem prescrita pelo médico”.
Köhler destaca que o sucesso do curso de dispensação entre os farmacêuticos, reflete a dedicação desses profissionais em oferecer cuidados de saúde de qualidade e seguros aos pacientes. “A busca constante pelo aprimoramento profissional demonstra o compromisso da comunidade farmacêutica em acompanhar as mudanças na área da saúde, e garantir que os pacientes recebam os benefícios máximos dos tratamentos medicamentosos. Como resultado, a profissão farmacêutica continua a desempenhar um papel vital na promoção da saúde e na segurança dos pacientes”.
A vice-presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis parabenizou o Conselho Federal de Farmácia por ter desenvolvido o curso Dispensar e por Mato Grosso fazer parte deste projeto piloto. “Quero agradecer o apoio do nosso conselheiro federal, Dr. José Ricardo Amadio e, também à equipe pedagógica do curso e os professores, Daniel Tenório e Kérilin Rocha, que saíram dos seus Estados para qualificar os nossos profissionais Mato-grossenses. Também aproveito para agradecer o apoio do Instituto Arel Iuga em nos fornecer toda a sua estrutura para que o curso fosse realizado com sucesso”.