Diretoria do CRF-MT faz balanço de Educação Continuada
A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) apresentou nesta quinta-feira (10.08), o Relatório de Ações dos anos 2022 e 2023 voltadas para a Educação Continuada dos farmacêuticos do Estado.
De acordo com o presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler um dos pilares desta gestão é a Educação Continuada da área Farmacêutica, que a cada dia amplia sua atuação por meio de cursos e palestras. “Os avanços na área farmacêutica são muito dinâmicos e a cada dia novos desafios surgem. Por isso, intensificamos nossas ações visando atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas dos profissionais. Realizamos vários cursos e palestras o que possibilitou à categoria ter esses treinamentos de forma gratuita e online”, afirma o presidente.
Köhler destaca que a necessidade de capacitação profissional é uma demanda sempre presente, junto à categoria. “Pensando em todos os profissionais, realizamos diversas parcerias para atender às necessidades de toda a categoria. Uma das grandes parcerias foi com o CRF-SP, que conseguimos fechar a parceria com a plataforma da Academia Virtual de Farmácia”.
Lembramos que a Academia Virtual de Farmácia é uma plataforma digital que oferece mais de 650 cursos, capacitações, campanhas de saúde, fiscalização orientativa e trilha de aprendizagem, com o objetivo de fomentar o conhecimento e atingir o máximo possível de farmacêuticos, para que eles possam ter aperfeiçoamento e atualização em suas áreas de atuação.
Durante esses dois anos, foram contabilizadas 3.216 matrículas para as capacitações, sendo ofertados 55 eventos entre cursos e palestras pelo CRF-MT. Nestas capacitações, tivemos alguns cursos oferecidos em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, como por exemplo, o curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, Prescrever, Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias e Dispensar. Porém, tivemos apenas 1.200 farmacêuticos finalizando esses cursos e palestras, de acordo com os dados reunidos no relatório de gestão do Conselho.
Segundo a vice-presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis, esse projeto da Educação Continuada busca resgatar também uma dívida com os farmacêuticos do interior do Estado. “Como sabemos, muitos municípios ficam longe de Cuiabá e, com isso, a gestão resolveu fazer muitos cursos e palestras online, pensando nestes colegas para que eles pudessem participar”.
A Dra. Cristina aproveitou para agradecer o apoio recebido até o momento das instituições parceiras, como o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), o Instituto Arel Iuga, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), entre outros. “Estamos convictos de que nosso trabalho está levando conhecimento a toda a classe farmacêutica do Estado. Desta forma, temos cumprido o nosso compromisso de campanha, que tem sido o de levar a Educação Continuada aos profissionais de Mato Grosso”, concluiu a vice-presidente.