Novo Centro de Distribuição de Medicamentos de Cuiabá é um avanço na assistência farmacêutica, diz CRF-MT
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
“A gente espera que não só o Centro de Abastecimento, mas também as unidades básicas de saúde e as policlínicas passem a contar efetivamente com a presença do farmacêutico”, destaca o presidente do CRF-MT.
O novo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, inaugurado prefeito Mauro Mendes no último dia 4, foi elogiado por representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) que prestigiaram a cerimônia de inauguração. O desafio, agora, segundo eles, é trabalhar para que as unidades básicas de saúde e as policlínicas também recebam farmacêuticos para que possa ser assegurada uma atenção farmacêutica integral à população.
A Prefeitura de Cuiabá tinha uma série de dificuldades no armazenamento de medicamentos e foi alvo, por várias vezes, de ação do Conselho Regional de Farmácia. Hoje porém ela possui uma coordenadoria de assistência farmacêutica, tendo à frente a farmacêutica Cristiane Calçada, e a inauguração deste centro de distribuição de medicamentos é um indício de que a administração da capital mato-grossense está no caminho certo. Esta, em síntese, é a avaliação geral dos membros do CRF-MT.
“A estrutura do local impressiona positivamente. Agora temos que acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, para que a população seja a principal beneficada”, disse o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães. Ele esteve presente na cerimônia de inauguração do Centro de Distribuição de Medicamentos, junto com o Tesoureiro do Conselho, Ednaldo Anthony Jesus e Silva; a Secretária Geral, Tania Cecilia Trevisan; e os Conselheiros Regionais Wagner Coelho e Carla Cenira.
Alexandre Magalhães também apreciou a iniciativa da Prefeitura quanto ao concurso público com vagas para farmacêuticos. “A gente viu que foi lançado, agora, o edital para concurso público com várias vagas para farmacêuticos, para a Prefeitura de Cuiabá. O importante neste primeiro momento é que existe a previsão de um número razoável de vagas patra farmacêuticos para contratação imediata, conforme o edital”.
“A gente espera que não só o Centro de Abastecimento, mas também as unidades básicas de saúde e as policlínicas passem a contar efetivamente com a presença do farmacêutico”, destaca, no entanto, o presidente do CRF-MT, lembrando que Cuiabá e grande parte dos municípios de Mato Grosso ainda não contam com assistência farmacêutica integral.
Almoxarifado central
O novo Centro de Distribuição de Medicamentos de Cuiabá foi considerado por todos os presentes, exemplo de modernidade e logística.
Segundo a Prefeitura, o novo Centro está entre os dez mais modernos do país, sendo adequado a todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.
Anteriormente, todos os medicamentos e insumos hospitalares utilizados pela rede de saúde de Cuiabá ficavam armazenados no Almoxarifado Central, localizado no bairro Dom Aquino, em um espaço de aproximadamente 2 mil metros quadrados e que tinha capacidade reduzida de estocamento. Isso também dificultava a gestão e a dispensação dos materiais utilizados nas unidades de saúde.
Com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados de área de armazenamento, o novo centro de distribuição de medicamentos possui três sistemas de ar-condicionado central, com grupo gerador de 300kva, para manter a temperatura ambiente entre 15 e 25 graus. Nos próximos 15 dias também será instalada uma câmara fria, dispensando, com isso, o uso de geladeiras para conservar medicamentos como a insulina.
O sistema de armazenamento de medicamentos e insumos é verticalizado, com porta-palets e empilhadeiras elétricas, trazendo praticidade para a gestão dos insumos, e conta com o endereçamento dos produtos dentro do local, de acordo com suas especificidades. O local conta também com segurança armada 24 horas e monitoramento por câmeras de segurança.
Para completar a gestão eficiente de dispensação dos medicamentos nas unidades de saúde do município, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou um termo de cooperação técnica com o Estado de Minas Gerais para compartilhamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (SIGAF), que irá aprimorar a organização farmacêutica na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).