CRF-MT apoia Workshop: Habilitação dos profissionais prescritores de plantas Medicinais e Fitoterápicos da Escola de Saúde Pública
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) está apoiando a Escola de Saúde Pública de MT na divulgação do Workshop: Habilitação dos profissionais prescritores de plantas Medicinais e Fitoterápicos, que será realizado nesta sexta-feira (18.11), a partir das 14h, no canal ESP/MT do Youtube.
O evento será transmitido por meio do link: https://bit.ly/3hOyR4H para o público em geral, sem a necessidade de se inscrever para participar.
O curso de especialização em Plantas Medicinais e Fitoterapia é promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT) e, acontece desde agosto de 2022, com o objetivo de formar prescritores de medicamentos fitoterápicos para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS/MT), contribuindo para a implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) do Ministério da Saúde.
O coordenador do curso, Dr. Ruberlei Godinho de Oliveira destaca que o workshop discutirá temas importantes quanto a prescrição de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para as seis categorias profissionais, bem como para um amplo diálogo com os especializandos e interessados no tema. Ele explica que a Fitoterapia é definida de acordo o Ministério da Saúde (MS) como ‘a terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal’.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Planta medicinal como uma espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos. Além disso, chama-se planta fresca aquela coletada no momento de uso e planta seca a que foi precedida de secagem, equivalendo à droga vegetal. Plantas medicinais também podem ser regulamentadas na área de alimentos, principalmente como chás, que são produtos constituídos de uma ou mais partes de espécies vegetais inteiras, fragmentadas ou moídas, com ou sem fermentação, tostadas ou não. O fitoterápico é o produto obtido das plantas medicinais ou de seus derivados, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa. “Portanto, é de suma importância o conhecimento dos prescritores quanto a prescrição racional, efetiva e segura das Plantas Medicinais e dos Fitoterápicos, visto que, não são isentas de interações medicamentosas e toxicidade”, enfatiza o coordenador.