CRF-MT promove palestra sobre Assistência Farmacêutica no Cuidado da Asma
A asma acomete cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das doenças crônicas mais comuns. Pensando nisso, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) irá promover no dia 29 de junho, a partir das 19h, a palestra Assistência Farmacêutica no Cuidado da Asma.
O evento é aberto ao público e será online. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3n8p9tr. Será emitido certificado aos participantes que fizerem a inscrição no Sympla.
O palestrante será o farmacêutico, Dr. Hágabo Mathyell Silva que é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), experiência em serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica de Minas Gerais, no atendimento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e no serviço a pacientes com artrite reumatoide no ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas da UFMG. Docente em cursos de pós-graduação em Farmácia Clínica. Consultor do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP Brasil. Membro do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFMG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da UFMG.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, estima-se que no Brasil existem aproximadamente 20 milhões de asmáticos. A asma é uma causa importante de faltas escolares e ao trabalho.
Segundo o DATASUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, ocorrem no Brasil, em média, 350.000 internações anualmente atribuídas a essa patologia. A asma é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado.
A doença respiratória não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Dos casos no mundo, cerca de 10% vivem com a doença sob controle.
Sabe-se que o farmacêutico desenvolve ações fundamentais para a promoção e recuperação da saúde, atuando numa perspectiva de cuidado compartilhado e na resolutividade, no entanto ainda é necessário estruturar ações para a ampliação e o fortalecimento da atuação clínica farmacêutica, entre elas o cuidado farmacêutico na farmácia de asma e DPOC.