Farmacêutico alerta para Prevenção de Acidentes de Trabalho
Durante o mês de abril é realizado campanhas educativas que abordem a prevenção de acidentes do trabalho, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.
O objetivo da campanha é fazer com que a cultura prevencionista no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas e o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) apoia esta causa.
De acordo com o farmacêutico, Carlos Henrique Gomes Lima, a campanha Abril Verde foi iniciada em 2014 e não serve apenas para lembrar de acidentes ocorridos, mas também tem o objetivo de destacar que temos medidas protetivas para evitar ou eliminar acidentes ou doenças que ocorrem no ambiente de trabalho.
“Todo o profissional farmacêutico precisa cuidar muito bem da sua segurança no ambiente de trabalho. Lembrando que a biossegurança deve estar presente em todos os processos instituídos nas farmácias, desde a adequação de instalações, aos cuidados no manejo de medicamentos, a organização deles, armazenamento e exposição das substâncias e até mesmo no treinamento dos nossos colaboradores”, destaca Carlos.
Os medicamentos e todas as substâncias químicas presentes nesses ambientes devem ser manejados por profissionais qualificados, de acordo com todas as normas de biossegurança em farmácias.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.
Carlos ressalta que as normas para biossegurança em farmácias envolvem desde a higienização correta, até o armazenamento adequado dos medicamentos. “Apesar de ser um desafio para alguns profissionais, esses são os princípios básicos para que qualquer atividade ocorra com segurança nos setores farmacêuticos”.
Outra forma de proteção ao farmacêutico, é manter a carteira de vacinação em dia, pois a imunização reduz drasticamente os riscos de infecções não só para equipe da farmácia, como também para a contaminação dos clientes e familiares.
Sobre a Data
Esse mês é conhecido como Abril Verde, tendo no dia 28, a data em que é marcada como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei 11.121/2005 estabeleceu a mesma data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, visando promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.