Live sobre Março Lilás está no canal do Youtube do CRF-MT
Ontem (23.03), o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) realizou uma live para tratar sobre o tema Março Lilás: Importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino’.
Quem não assistiu a live que foi comandada pelas farmacêuticas, Dra. Andreza Lúcia Menezes, Dra. Danielle R. de Souza Gaiotte e a enfermeira, Dra. Gabriela Ane Lourêdo, pode assistir no canal do Youtube do CRF-MT, neste link: https://bit.ly/3wzG1Pz.
Lembrando que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, entretanto, pode ter alguns sinais identificados durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.
Segundo o especialista, o Papanicolau deve ser feito em mulheres de 25 a 64 anos de idade que já tiveram relação sexual, conforme diretriz do Ministério da Saúde. Em relação à frequência, eles explicam que precisam ser realizados a cada três anos, após dois exames normais consecutivos no intervalo de um ano. Este exame é fundamental, pois identifica lesões precursoras do câncer, o que permite o diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
Prevenção do contágio pelo HPV
O uso de preservativo durante as relações sexuais é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção pelo papilomavírus humano. A transmissão também pode ocorrer no parto.
Atualmente, existe a vacina contra o HPV. Ela é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de pessoas que vivem com HIV e indivíduos transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos. A vacinação é medida preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.
Sintomas de câncer de colo de útero
O câncer de colo de útero tem desenvolvimento lento e, por isso, na fase inicial da doença não são identificados sinais ou sintomas, sendo esse tipo de câncer identificado apenas durante o exame preventivo ou quando o câncer já está em estágio mais avançado, já que nessa fase podem haver sintomas, sendo os principais:
- Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação, podendo acontecer também após a relação sexual;
- Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo;
- Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo;
- Sensação de pressão no fundo da barriga;
- Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite;
- Perda rápida de peso sem estar fazendo dieta.
Além disso, em alguns casos pode haver também cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas, assim como perdas involuntárias de urina ou de fezes.