Dr. Ednaldo Anthony realiza palestra sobre o papel do CRF-MT à estudantes de Rondonópolis
O conselheiro e tesoureiro do CRF-MT, Dr. Ednaldo Anthony esteve na terça-feira (15.03), em Rondonópolis para ministrar uma palestra aos alunos do curso de Farmácia, da Universidade de Cuiabá. Foram realizados também 14 atendimentos com a inscrição dos novos formandos do curso de Farmácia e um apostilamento.
Na oportunidade, Dr. Ednaldo Anthony, foi recebido pelo coordenador do curso de Farmácia da UNIC Rondonópolis, Alan Ricardo Valdanha de Souza. Ednaldo destacou os principais aspectos do exercício profissional, enfatizando a ética e o compromisso que o profissional de Farmácia precisa ter perante a sociedade. Além disso, ele apresentou as atribuições do CRF-MT, do CFF e sindicatos para que os futuros profissionais saibam diferenciar o papel das entidades de Farmácia.
“Ainda há muitas dúvidas sobre o que cabe ao CRF-MT, CFF e aos sindicatos, por exemplo. Isso acaba gerando expectativas que não serão atendidas por impossibilidade legal. Exemplo disso são as questões trabalhistas, como salário e carga horária, que são prerrogativas dos sindicatos e não podem ser tratadas pelo Conselho”, destacou o tesoureiro.
O coordenador considerou produtiva a ida do CRF-MT à universidade: “Essa ação do Conselho contribui para consolidar e ampliar o conhecimento do futuro profissional farmacêutico sobre a finalidade e o âmbito de ação do órgão e enfatiza a importância do inscrito em participar e monitorar as atividades do conselho. O CRF-MT Itinerante facilita também o trâmite para a inscrição e obtenção da carteirinha, um plus para o formando”, conclui Alan.
Ednaldo explica que essa iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos dessa gestão, que é se aproximar das instituições de ensino superior e de seus estudantes. “Entendemos que essas instituições têm papel estratégico e que o período de formação dos futuros profissionais é de extrema importância, pois assim já saem para o mercado de trabalho sabendo que precisam se inscrever no Conselho”, frisou.
A ação faz parte do Projeto CRF-MT Itinerante, que tem como objetivo fortalecer vínculos com os futuros profissionais de Farmácia que logo mais estarão ingressando no mercado de trabalho. Por isso, essa conversa do Conselho com os alunos é tão importante para o conhecimento das suas principais funções, atividades e fiscalização do exercício profissional em prol da sociedade.
O conselheiro afirmou, no entanto, que o caminho é a união das entidades e dos profissionais no sentido de construir um movimento de melhorias para a farmácia, respeitando as prerrogativas legais de cada instituição. Disse também que o CRF-MT está à disposição de alunos, professores e profissionais que queiram conhecer e discutir as atribuições do Conselho.