CRF-MT explica sobre apostilamento dos cursos livres, de pós-graduação, mestrado e doutorado
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) comunica aos farmacêuticos que após concluir os cursos livres ofertados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), é necessário que se faça a averbação do diploma de graduação perante o Conselho, o mesmo acontece com as especializações (pós-graduação), mestrado e doutorado.
A coordenadora técnica do CRF-MT, Karina Luckmann explica que o Conselho somente poderá informar se o curso é reconhecido ou não pelo Ministério da Educação (MEC), quando o profissional der entrada para habilitação perante esse órgão. “Somente após ter recebido os documentos protocolados no CRF-MT é que poderemos nos posicionar sobre a regularidade do curso”.
Karina destaca que caso o profissional tenha dúvida sobre o reconhecimento do curso ou não, ele deve solicitar à instituição promotora do curso a cópia da publicação, no Diário Oficial da União (DOU), do Acórdão do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que aprova o curso. No caso de uma Instituição de Ensino Superior, ele pode solicitar a publicação de reconhecimento pelo MEC.
Confira o passo a passo de como consultar quais cursos de pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu, são ofertados por instituições reconhecidas pelo MEC:
• É preciso acessar https://emec.mec.gov.br/, depois ir em consulta avançada e clicar em curso de especialização.
• Clique em consulta avançada, selecione a opção “Buscar por: Instituição de Ensino Superior”, preencha o nome da instituição, ignore os demais dados do formulário e preencha o código de verificação;
• Clique em pesquisar, mas, fique atento à barra de rolagem, pois o resultado pode ser visualizado logo abaixo do formulário;
• Faça a verificação em todas as abas localizadas acima da página, com especial atenção à aba Processos e-MEC.
Para consultar os cursos livres que são reconhecidos pelo CFF, solicite à instituição de ensino que está ofertando o curso o número do acórdão do Conselho publicado no Diário Oficial da União.
Confira a nota técnica clicando neste link: https://bit.ly/3sGSQFz.