Entrega de carteira profissinal em Sinop teve palestra e outras atividades
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Diretores do CRF-MT debatem questões da Categoria Farmacêutica
A cidade de Sinop recebeu, no último final de semana, a visita do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, e do diretor-tesoureiro do órgão, Ednaldo Anthony Jesus e Silva, que foram visitar os farmacêuticos e acadêmicos de farmácia.
A visita ocorreu na sede do CRF em Sinop, e os diretores do Conselho foram recepcionados pelo farmacêutico fiscal Dariston Arruda Pires, responsável pela seccional e pela secretária, Juliete.
Localizada a 500 Km ao norte de Cuiabá, Sinop é hoje um dos principais pólos de desenvolvimento do Estado, contando atualmente com 75 farmácias e uma população, de acordo com o último censo do IBGE, de 113.099 habitantes.
O motivo principal da visita foi a entrega de carteira aos novos profissionais farmacêuticos da região, mas a visita foi acompanhada de outras atividades, incluindo muitos informes e uma palestra do diretor Ednaldo, que além de diretor-conselheiro do CRF-MT também é professor da UNIC há mais de 10 anos, na área farmacêutica.
Na noite de sexta-feira (5) os diretores tiveram uma reunião informal com a Categoria, orientando e informando os farmacêuticos da região sobre os procedimentos administrativos do CRF-MT.
Vieram farmacêuticos que atuam como empregados nas farmácias e também alguns donos de farmácia, dentre eles Elvis Donizete Cândido e, no sábado, Sarah Gosalan Moreno.
Trabalho itinerante
Os diretores do Conselho enfatizaram que um dos principais objetivos da visita, que também ocorrerá nas demais seccionais do CRF-MT, é fortalecer o trabalho da seccional de Sinop e aproximar as ações do órgão aos profissionais, para que eles não tenham que ir até Cuiabá em busca de atendimento.
Num descontraído bate-papo com os presentes, Alexandre Magalhães e Ednaldo repassaram diversas informações do interesse da Categoria, dentre elas a luta vitoriosa contra a MP 653/14 e a necessidade da mobilização contínua pela valorização da profissão.
Em sua fala, o presidente do CRF-MT destacou a importância dos trabalhos que vêm sendo desempenhados pela instituição, incluindo os preparativos para uma reforma administrativa orientada pelo Conselho Federal, que irá permitir, dentre outras coisas, a conquista de um orçamento diferenciado, com a contratação, inclusive, de mais fiscais e uma maior estrutura para o Conselho.
Atualmente, as limitações financeiras dificultam as atividades da gestão do Conselho, que no entanto conseguirá fechar o ano de 2014 com um balanço positivo: foi realizada a Farmafest e foi comprado um veículo novo para a fiscalização, e a atual diretoria fechará o ano sem dívidas.
O presidente falou da responsabilidade fiscal do Conselho e da atuação do órgão, incluindo o trabalho das comissões de ética e as reuniões plenárias dos conselheiros. Todas as ações do Conselho são submetidas à apreciação do Pleno, que possui doze conselheiros, os quais se reúnem mensalmente nas plenárias, para a análise e votação de cada matéria ou processo, sendo que em dezembro haverá duas reuniões plenárias.
O diretor-tesoureiro do CRF-MT complementou os informes do presidente do Conselho destacando a importância da politização dos farmacêuticos desde o período acadêmico. “É preciso vestir a camisa desde cedo e demonstrar à população que a gente o quanto a gente ama a nossa profissão”, disse Ednaldo.
Ele também falou sobre a necessidade de uma boa formação. “Para terem salários dignos, os profissionais farmacêuticos devem ser bem preparados”, observou o diretor.
Por sua vez, os participantes puderam dizer o que esperam do Conselho e apresentar sugestões para um melhor desempenho da instituição, incluindo críticas e o esclarecimento de dúvidas. Cada sugestão foi anotada pelos diretores, e as dúvidas apresentadas foram esclarecidas.
Surpresa e emoção
No sábado pela manhã houve solenidade para entrega de carteiras aos profissionais de Sinop e região, que foi precedida por uma palestra do diretor do Conselho Ednaldo Anthony Jesus e Silva, sobre o exercício da profissão farmacêutica.
A programação do sábado pela manhã foi aberta com o Hino dos Farmacêuticos, que emocionou os participantes. Todos disseram que desconheciam a existência do hino e sugeriram que ele seja mais divulgado, inclusive nos cursos de farmácia. “Exerço a profissão de farmacêutica há vinte anos e somente hoje conheci o nosso hino, que é muito bonito”, disse uma das profissionais presentes.
Ednaldo e Alexandre novamente convidaram os profissionais a participarem mais das ações políticas pela valorização da categoria. Eles também enfatizaram a importância dos novos farmacêuticos assumirem a responsabilidade social da profissão.
Luiz Perlato / CRF- MT